Dionaea – Plantas Carnívoras
.
Dionaea é um gênero botânico de plantas carnívoras, pertence a família Droseraceae, nativa dos Estados Unidos, perene, de até 16 cm.
Este gênero possui apenas uma espécie, a Dionaea muscipula, conhecida popularmente como Dioneia.
.
Descrição
Folhas em forma de roseta, que terminam em dois lobos recobertos de pelos e espinhos, com até sete folhas, que brotam de um curto caule subterrâneo. A folha mede de três a sete centímetros, dependendo da época do ano: folhas mais longas são geralmente formadas após a floração.
Plantas que parecem ter mais folhas geralmente são colónias, formadas por rosetas que se dividiram sob o solo.
Inflorescência na ponta de um caule ereto, de 20-30 cm de altura. A Flores são pequenas e brancas.
.
Cuidados com a Dionaea
Clima: Subtropical, Temperado.
Prefere temperaturas de 20-35 ºC no verão e de 0-15 ºC no inverno.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, desde que receba, no mínimo 4 horas de sol por dia.
O solo ideal é pobre e bem drenável, uma mistura de areia e sphagnum ou turfa e areia.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, o ideal é colocar um pratinho com água sob o vaso.
Plantas carnívoras não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras. Água destilada ou água pura da chuva é o melhor.
Plantas saudáveis produzirão um talo com flores na primavera. Entretanto, é aconselhável retirá-los antes de florescer, pois isto consome grande parte das forças da planta, e reduz a taxa de crescimento de novas folhas.
.
Dormência
No inverno, a dioneia entra em dormência, o que pode tornar seu cultivo problemático em áreas tropicais. Nesta época do ano as folhas ficam mais fracas, o crescimento diminui e as folhas podem chegar a ficar pretas e secar. O vaso deve então ser mantido em lugar fresco e apenas húmido. É possível também colocar o vaso em um saco plástico e deixá-lo na geladeira, começando no período de outono. Se tudo for feito corretamente, a planta começará a crescer novamente na primavera, com folhas cada vez maiores e mais fortes.
.
.
Armadilha
Dioneia captura suas presas, principalmente insetos e aracnídeos, com uma estrutura de captura formada pela porção terminal de cada uma das folhas da planta, que é desencadeada por minúsculos fios em seu interior.
Para que a armadilha seja acionada, um mesmo “gatilho” deve ser estimulado duas vezes num curto período. Então os lóbulos se fecham sobre a presa em questão de décimos de segundo. Do modo como se fecham, os cílios se entrecruzam, formando uma espécie de jaula, da qual a presa não consegue escapar.
.
Habitat
A dionaea é encontrada em pântanos pobres em nitrogénio no sudeste dos Estados Unidos, principalmente no raio de 160 quilômetros de Wilmington, Carolina do Norte. A coleta de plantas in natura é fortemente restringida por leis estaduais e federais, devido a pequena extensão do seu habitat.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes (muito demorado) e por estaca de folhas e por divisão da planta.
As estacas devem ser retiradas da planta mãe na primavera e colocadas num vaso com esfagno umedecido. Cortar a folha pela base. Elimine a parte terminal da folha. Depois de 2 meses as mudas estão prontas para o transplante.
.
.