Dicondra – Dichondra repens
.
A Dicondra – Dichondra repens é uma herbácea, pertence à família Convolvulaceae, nativa da América do Sul, rizomatosa, reptante, perene, muito ramificada de 0,10-0,30 centímetros de altura.
.
Descrição
Folhas pequenas, reniformes (em forma de rim), na cor verde brilhante e medem de 0,5 a 2,5 cm de comprimento. A parte superior e inferior da folha são cobertas por pêlos finos.
Inflorescências pequenas com flores solitárias, verde-amareladas e sem importância ornamental.
A fruta é uma cápsula peluda e com dois lobos.
Dicondra é uma planta rasteira que se espalha amplamente a partir de hastes rastejantes que facilmente criam raízes, tornando-se uma boa cobertura do solo.
Em jardins é usada como cobertura de solo; entre vãos de pedras e de escadarias; em vasos como planta pendente; tanto isolada como em composição com outras plantas.
.
Cuidados com a Dicondra
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Não tolera o frio nem geadas.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente, prefere alguma sombra a tarde.
Rústica quanto ao solo, mas aprecia o solo a base de argila, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser abundantes e pouco frequentes. Para evitar a podridão das raízes, deixe o chão secar quase completamente entre as regas.
A Dichondra é mais adequada para regiões quentes e secas.
Não é necessário adubar, no entanto se preferir, pode-se usar um fertilizante rico em nitrogênio, mas evitar colocar o adubo sobre as folhas. Uma lavagem completa após a fertilização levará os alimentos das plantas para o solo.
A área a ser plantada deve ser livre de ervas daninhas o máximo possível.
À medida que a planta cresce, cria uma cobertura densa, ideal para cobrir áreas onde outros tipos de grama não crescem bem.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes ou por divisão da ramagem.
As sementes levam de 1-2 semanas para brotarem e as primeiras folhas surgem longas e estreitas e não se parecem com folhas de Dichondra.
.
.
.