Cúrcuma – Curcuma longa
.
A Cúrcuma é uma herbácea, pertence à família Zingiberaceae, nativa do sudeste da Ásia, perene, de até 1 metro de altura.
A cúrcuma, também é chamada de açafrão-da-índia, açafroeira, gengibre-dourado e açafrão-da-terra.
.
Descrição
Possui um rizoma (caule que cresce de forma horizontal abaixo do solo) central com ramificações e coloração amarelo-avermelhado, de onde saem as folhas e as hastes florais.
Caule flexíveis e não lenhosos.
Folhas grandes, oblongas, verde-escuras na superfície superior e verdes claras na inferior, apresentam aroma agradável e sabor picante. Crescem em hastes compridas de até 1 m de comprimento e surgem diretamente do solo.
Inflorescência em espigas com 10-15 cm de comprimento. As flores são pequenas branco-amareladas que desabrocham gradualmente, possuem um aroma forte e sabor picante. Surgem no verão e podem durar várias semanas.
Muito usada como planta ornamental, tanto em vasos, como em canteiros ou diretamente no solo.
.
Cuidados com a curcuma
Clima: Tropical, Subtropical.
Cresce melhor em temperaturas entre 20°C e 30°C, com um mínimo de 18°C. Não tolera geadas.
Temperaturas excessivamente baixas e alta umidade fazem com que os rizomas da cúrcuma apodreçam.
Cultivada a pleno sol, precisa de luz solar direta por pelo menos 6-8 horas por dia.
Aprecia o solo argiloso, fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. Evitar o acúmulo de água ao redor das raízes, pois isso pode causar apodrecimento.
Fertilizar o solo regularmente com um adubo rico em matéria orgânica, para suprir as exigências nutricionais da planta.
A cúrcuma terá melhor desempenho se for dividida a cada 5 anos, a fim de manter o seu vigor.
Após colher os rizomas da cúrcuma, eles devem ser lavados e secos em papel-toalha antes de serem armazenados em recipiente hermeticamente fechado. Na geladeira ou no freezer, sua durabilidade se estende por seis meses (ou mais).
.
Curcuma e açafrão verdadeiro
A cúrcuma e o açafrão verdadeiro são duas plantas diferentes, entretanto, são bastante confundidas.
.
O açafrão verdadeiro possui nome científico Crocus sativus, pertence à família Iridaceae, e extraído dos pistilos.
.
A cúrcuma ou açafrão é da espécie Curcuma longa e pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre, e extraído do rizoma.
.
Propriedades da curcuma
O rizoma é a parte mais utilizada da planta. Ele pode ser consumido fresco, como também pode ser desidratado e moído, produzindo um pó.
Indicações
Os potenciais benefícios alegados incluem: atividade anti-inflamatória; ação antioxidante; redução do nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes; redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares; tratamento do mal de Alzheimer; e prevenção de câncer.
A cúrcuma é rica em vitaminas como vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. Também contém minerais como potássio, cálcio, ferro e magnésio, compostos ativos e óleos essenciais.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
Contraindicações
A curcumina é uma substância que apresenta baixa toxicidade, ou seja, não causa danos à saúde se utilizada com moderação. Estudos demonstram que não é observada toxicidade em doses inferiores a 10 g por dia.
Cúrcuma não deve ser usada por pacientes com problemas na vesícula biliar e por pessoas que usam anticoagulantes ou antiplaquetários; como também pode induzir ao aborto, a curcuma não deve ser utilizada por gravidas; seu uso também não é adequado para lactantes e crianças.
A cúrcuma também intensifica a atividade de alguns medicamentos e interfere na absorção de outros, portanto, é essencial observar as interações medicamentosas sempre que utilizar algum medicamento.
.
Propagação
Multiplica-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas.
Plantar os rizomas a uma profundidade de cerca de 5-7 centímetros no solo, com os brotos voltados para cima. Deixe uma distância de cerca de 20-30 centímetros entre cada rizoma.
Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída.
A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.
.
.
.