Crossandra – Crossandra infundibuliformis
.
Crossandra – Crossandra infundibuliformis é um subarbusto, pertence à família Acanthaceae, nativo da Índia e Sri Lanka, perene, de crescimento moderado, ereto, ramificado, muito florífero, de 0,40-1,2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas simples, persistentes, lanceolada, lisa, de cor verde intenso e brilhante.
Inflorescências terminais e axilares, porém concentradas na extremidade superior dos ramos, em espigas longas, com flores contemporâneas, de cor alaranjada ou salmão. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera e verão.
Usada na decoração de jardins formando maciços em amplos espaços gramados, como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros e como forração de jardim. Também se desenvolve bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Crossandra
Clima: Tropicais, Subtropicais, Equatorial.
Planta tipicamente tropical, não tolera geadas ou frio intenso.
Tolera o sol pleno, mas prefere a meia-sombra ou a luz filtrada.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Adubar durante a primavera-verão, com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
Fazer o pinçamento ou beliscamento das mudas com frequência, porque isso ajudará o adensamento da planta, enquanto ela estiver passando pela fase do crescimento.
Quando a Crossanda estiver crescida, será necessário fazer as podas, de preferência depois do primeiro florescimento, isso estimula o adensamento da planta, renovação da folhagem e formato desejado.
Apesar de ser perene, com o tempo a planta perde o vigor, é recomendável renovar os canteiros com mudas jovens a cada 3 ou 4 anos.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por sementes e por estaquia após o florescimento.
.
.