Flores

Crista de galo – Celosia cristata

Crista de galo - Celosia cristata

.

A Crista de galo – Celosia cristata é uma herbácea, pertence à família Amaranthaceae, nativa da América tropical, anual, ereta, de 40-80 cm de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Folhas elíptico-lanceoladas, verdes ou vermelho-bronzeadas, membranáceas, marcadas pela nervação na face superior, de 12-20 cm de comprimento.

Inflorescências terminais, espessas e achatadas, aveludadas, em forma de crista de galo, nas cores: vermelha, esbranquiçada, rósea ou creme amarelada. Surgem no final da primavera até o fim do verão.

Existe variedades anãs.

Usada na decoração de jardins, em grupos, formando maciços coloridos, junto à muros e paredes; também muito cultivadas em vasos, jardineiras.

São usadas como flor de corte, após serem secas adequadamente. Para isso basta cortar as hastes florais e deixá-las secar à sombra, penduradas pelas hastes. Conservam a cor por semanas ou até meses.

.

Cuidados com a Crista de galo – Celosia

Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.

É uma das poucas plantas anuais que tolera o verão tropical.

Cultivada a pleno sol.

Em solo fértil, rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso, poroso e bem drenado.

As regas devem ser moderadas. Evite encharcar o solo, pois poderá causar o apodrecimento das raízes.

Adubar a Celosia cristata à cada 30 dias, durante a florada com adubo líquido NPK 4-14-8. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes. Podem ser plantadas diretamente no canteiro no início da primavera, quando as plantinhas atingirem cerca de 10 cm, fazer um desbaste para garantir um espaçamento de cerca de 30 cm entre plantas. A floração inicia-se de 10-12 semanas após o plantio.

.

Crista de galo - Celosia cristata

.Crista de galo - Celosia cristata

.

.