Cactos e SuculentasForrações

Crassula muscosa

Crassula muscosa

.

A Crassula muscosa é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae, nativa da África do Sul e da Namíbia, perene, suculenta, de crescimento rápido, ramificada e de até 30 cm de altura.

.

Descrição

Hastes de ramificação delgadas, ligeiramente amadeiradas, densamente cobertas por folhas pequenas, semelhantes a escamas.

Folhas verdes, estreitas, sobrepostas, firmemente empilhadas. Essas folhas começam eretas, mas depois se curvam pelo peso de todas as folhas.

Flores pequenas aparecem junto com as folhas apertadas ao longo das hastes, de cor amarelo-esverdeadas a castanho-claro, possuem 5 pétalas e exalam cheiro de mofo. Surgem na primavera-verão.

Crassula muscosa é muito variável em tamanho, forma, cor e podem ser: altas ou anãs, com galhos finos, folhas maiores, nas cores: cinza, verdes claros/escuros e variegadas.

Em jardins é usada como uma cobertura de solo em pequena escala em um canto ou jardim de pedras; também é cultivada em vasos tanto isolada como em composição com outras suculentas.

.

Cuidados gerais com a Crassula muscosa

Clima: Árido, Semi-árido, Tropical, Subtropical, Temperado.

Tolera até -2° C.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra (melhor cor), embora tolere a sombra.

O solo deve ser moderadamente fértil, com adição de areia de rio, de forma que fique bem drenável. Uma mistura regular de cactos pode ser usada.

A rega deve ser esparsa, deixando o solo secar bem entre cada irrigação.

Usar um fertilizante indicado para suculentas uma vez por mês na primavera-verão.

É amplamente distribuído em áreas semiáridas e áridas do karoo e cresce preferencialmente em habitats rochosos, mas também é encontrado em planícies.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, divisão de touceiras e estacas caulinares, com maior sucesso entre a primavera-verão.

O enraizamento deverá ser feito em local de meia sombra, em substrato arenoso e ligeiramente úmido.

.

Crassula muscosa

.

.