Coroa de Cristo – Euphorbia milii
.
A Coroa de Cristo – Euphorbia milii é um arbusto espinhoso, pertence à família Euphorbiaceae, nativa de Madagascar, perene, suculenta, lactescente e de até 2 de altura.
Produtores vêm desenvolvendo diversas variedades híbridas de Euphorbia milii, com portes mais compactos, folhas rajadas e flores maiores e de diversas cores, em tons de amarelo, rosa, branco, vermelho e laranja.
.
Descrição
Haste grossa, ramificada, com ramos compridos e contorcidos, armados de numerosos espinhos com cerca de 3 centímetros de comprimento.
Folhas elíptico-lanceoladas, concentradas na extremidade dos ramos, coriáceas, glabras, de 8-14 cm de comprimento.
Inflorescências em cimeiras axilares, longo-pedunculadas, com flores pequenas, dispostas duas a duas, com brácteas vermelhas, amarelas e rosa. Surgem durante o ano todo.
Em jardins é utilizada para formação de conjuntos maciços em amplos gramados; formando cercas viva de proteção; como bordadura ao longo de caminhos podada para adquirir o formato desejado; também pode ser cultivada em vasos.
.
Cuidados com Coroa de Cristo
Clima: Tropical, Subtropical, Semiárido, Equatorial.
Cultivada a pleno sol e tolera a meia sombra, porém a floração ficara prejudicada.
O solo deve ser fértil, rico em matéria de orgânica e bem drenado.
Regas esporádicas, irrigar somente quando o solo estiver seco.
Por ser uma planta suculenta, prefere ambientes com baixa umidade relativa do ar.
Na primavera-verão, usar um fertilizante para plantas suculentas, seguindo a orientação do fabricante.
Permite podas de contenção e limpeza.
.
Planta Tóxica
A planta possui látex cáustico e irritante, que pode afetar as mucosas nasal, oral e ocular. Quando entra em contato com os olhos ocasiona conjuntivite podendo causar lesões mais graves levando a perfuração da córnea e cegueira.
O contato com a pele pode causar queimaduras, e a formação de vesículas e pústulas. O contato com a mucosa oral ou no caso de mastigação e ingestão pode provocar salivação, náuseas, vômitos e até diarreia.
O seu manuseio deve ser sempre realizado com luvas grossas.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas, preparadas de preferencia durante o inverno, podendo ser estaqueadas diretamente no próprio local.
.
.