Copo de Leite – Zantedeschia aethiopica
.
O Copo de Leite – Zantedeschia aethiopica é uma herbácea rizomatosa, pertence à família Araceae, nativo da África, perene, robusta, forma densas touceiras e de 0,60-1,0 metro de altura.
.
Descrição
Folhas dispostas alternadamente, nascem sobre o ponto vegetativo e vão se desenrolando a medida que crescem e de cor verde brilhante.
Flores que, não são exatamente uma flor. Isso porque a parte branca, na realidade é uma bráctea (folha modificada) encurvada, que se chama espata, cuja função é proteger as flores que são reunidas em uma espiga amarela, conhecida como espádice e podem durar de 30-40 dias. Surgem na primavera-verão, mas dependendo das condições do clima e do solo onde se encontra a planta, pode florir o ano todo.
Usado no jardim como planta isolada, acompanhando muros, muretas, paredes, margens de tanques e lagos.
Muito usado como flor de corte, sua estrutura, durabilidade e beleza a torna ideal para arranjos florais.
.
Cuidados com o Copo de Leite
Clima: Tropical, Subtropical.
Prefere locais onde as noites são frias.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido. Adapta-se bem a locais brejosos, recomenda-se molhar dia sim, dia não.
Para plantio em vasos recomenda-se a mistura de 1 parte de terra de jardim, 1 de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.
Para garantir maiores floradas, fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso ou adubo químico NPK 4-14-8.
.
Planta Tóxica
O copo de leite é uma planta tóxica. Podendo causar queimaduras e irritações na pele, lesões na córnea se em contato com os olhos, problemas gástricos e edemas se ingerido.
Sua manipulação deve ser feita usando-se luvas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, divisão de touceiras ou de rizomas, após a floração.
O espaçamento entre plantas deve ser de 20 cm entre elas e as flores surgem após 60-90 dias após o plantio.
.
.
.