Copo de Leite Colorido – Zantedeschia
.
O Copo de Leite Colorido – Zantedeschia é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa Africa, perene, ereta, acaule, rizomatosa, decídua no inverno, de até 90 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas membranáceas, verdes ou verdes com pontos translúcidos brancos.
Inflorescências em espádices eretos, com espata em forma de copo, dispostas sobre longos pedúnculos acima da folhagem (60-90 cm), com cores em vários tons de amarelo, vermelho, róseo, roxo e vinho. Surgem na primavera-verão.
Por meio de seleção e cruzamento com outras espécies de Zantedeschia, têm se obtido copos de leite de outras cores além da branca.
Em paisagismo e usado em jardins em grupos formando maciços densos; como bordaduras ao longo de caminhos; também são muito usadas como planta de interior.
Para o “Copo de Leite” colocado em vaso com água, o ideal e remover a haste do bulbo e não cortar, dessa maneira a flor terá uma durabilidade maior.
.
Cuidados com o Copo de Leite Colorido
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica, fofo, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
A planta se mantém colorida por cerca de 30-40 dias. Depois desse tempo começa a secar, neste período não deve ser regada, quando secar de vez, o bulbo pode ser desenterrado.
O bulbo deve ser limpo e guardado por 60 dias, porque ele entra em estado de dormência.
.
Propagação
Multiplica-se pela separação de bulbilhos, que nascem grudados no bulbo maior.
Só floresce os que tiverem no mínimo 3 cm, os menores dificilmente florescem e quanto maior o bulbo, mais rápido ela vai florescer.
As flores do Copo de Leite Colorido se abrem, de 60-90 dias após o plantio dos bulbos.
.
.
.