Comigo ninguém pode – Dieffenbachia amoena
.
Comigo ninguém pode – Dieffenbachia amoena é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa da Colômbia e Costa Rica, perene, com caule espesso, suculento, de até 2 metros de altura e folhagem ornamental.
.
Descrição
Folhas grandes, com cerca de 0,50 cm de comprimento, largas, coriáceas, com pecíolo longo, variegadas, com vários tons de verde e amarela, lustrosas e duradouras.
Existem muitas variedades de Dieffenbachia atualmente no mercado. Algumas variedades são muito pequenas, quase anãs.
Flores sem importância ornamental.
Usada na decoração de jardins, isolada ou formando maciços; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras como planta de interior.
.
Cuidados com o Comigo ninguém pode
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Cultivada a luz difusa ou sombra com boa luminosidade.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Reduzir a rega durante o inverno.
Com o passar do tempo a planta cresce e perde a beleza, ficando alta com tronco exposto. Recomenda-se cortar o caule deixando três a quatro nós, de onde iniciará uma nova planta.
Para uma planta mais cheia, deve-se plantar mais que um tronco no mesmo vaso.
.
Planta Tóxica
Todas as partes da planta possuem compostos tóxicos, sendo uma planta venenosa. Por isso, tome cuidado, evitando manter a planta ao alcance de crianças e animais.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas, as quais são obtidas quando a planta torna-se muito alta, dividindo-se o caule em pequenos pedaços e estaqueando-as no próprio local ou em vasos.
.
.
.