Colher de cobre – Kalanchoe orgyalis
.
O Kalanchoe orgyalis é um arbusto, pertence à família Crassulaceae, nativo do sudoeste de Madagascar, perene, de crescimento extremamente lento, muito ramificado, com até 1,8 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Caule ereto, forte, piloso quando jovem e muito ramificado.
Folhas que se dobram para cima a partir do meio, pontiaguda no ápice e estreita na base, de 5-15 cm de comprimento e 3,5-10 cm de largura. A parte superior das folhas é coberta por uma pubescência característica, semelhante ao feltro, formada por diminutos pêlos cor de canela, que eventualmente envelhecem para a mesma cor da superfície inferior.
Inflorescências em cimeiras de 45-100 cm, com flores amarelo brilhante, que aparecem acima da folhagem. Surgem na primavera.
Em paisagismo é usado em jardins de pedra como planta isolada; também muito cultivado em vasos, tanto em ambientes internos como externos.
.
Cuidados com o Kalanchoe orgyalis
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico.
A temperatura ideal para cultivar essa planta e entre 16 C° e 30 C°, mas tolera temperaturas, maiores e menores.
Cultivado a pleno sol, o que lhe dá o aspecto acobreado nas folhas. Plantas cultivadas a meia sombra apresentam coloração marrom esverdeada.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem.
Uma boa mistura para essa planta e formada de argila ou terra vegetal e areia grossa.
As regas devem ser moderadas durante o verão e diminuindo no inverno.
Na primavera-verão aplicar um fertilizante para plantas suculentas.
Esse Kalanchoe requer replantio a cada poucos anos. Ao replantar, tome cuidado adicional no manuseio, pois as folhas são um pouco quebradiças.
Atinge até 1,5 m de altura, mas devido ao crescimento muito lento, geralmente e encontrada com pequeno porte e como resultado, a planta é percebida como pequena. O crescimento também pode ser limitado beliscando as pontas dos brotos, o que também estimula a planta a crescer mais forte.
Em seu habitat natural, cresce entre arbustos e afloramentos rochosos e solos secos.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas de mudas laterais enraizadas na areia ou brotações na folha.
A propagação por brotação não é muito utilizada pelo crescimento lento na formação do broto.
.
.