Colar de pérolas – Senecio rowleyanus
.
O Colar de pérolas – Senecio rowleyanus é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativo das regiões desérticas da África, perene, suculento, de crescimento rápido, de 0,60-1,00 m de comprimento.
.
Descrição
Folhas adaptadas que armazenam água, são do tamanho e forma de pequenas ervilhas, com uma pequena ponta pontiaguda na extremidade e uma fina faixa de verde escuro ao lado.
A forma arredondada das folhas minimiza a área da superfície exposta ao ar seco do deserto e portanto, reduz a perda de água por evaporação, mas também reduz a área de superfície onde a fotossíntese pode ocorrer em comparação com uma folha fina e plana normal. O tecido translúcido mais escuro no lado da folha é uma “janela epidérmica” que permite que a luz entre no interior da folha, aumentando efetivamente a área disponível para a fotossíntese.
Flores em capítulos, com a coloração bem branca e com os estames coloridos de uma cor púrpura, possui um aroma doce e picante, semelhante a canela. Surgem na primavera e atraem alguns insetos.
As flores são seguidas por múltiplas sementes, cada uma com uma pluma branca que ajuda na dispersão pelo vento.
Em jardinagem é usado como planta rasteira, como forração de solo; em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com o Colar de pérolas – Senecio
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical.
Aprecia o clima ameno, com temperaturas sempre acima de 5ºC. Prefere um período de dormência durante o inverno, quando deverá ser mantida em uma área clara e fresca.
Cultivado a pleno sol, meia sombra ou luz difusa, evitar as horas mais quentes do dia, entre 10-17 horas.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, arenoso, bem drenável ou usar substrato suculentas.
As regas devem ser esparsas, regar somente quando o solo estiver seco.
Usar um recipiente raso, uma vez que as plantas não possuem um sistema radicular extenso.
Da primavera ao outono, usar um fertilizante para suculentas a cada dois meses.
Exige apenas replantio a cada dois anos e podas para renovação da folhagem.
.
Sobre o Colar
O Senecio cresce a partir de raízes superficiais fracas, produzindo hastes rasteiras de até três metros de comprimento no chão, essas hastes quando tocam o solo, enraízam e formam esteiras densas. Muitas vezes, cresce sob arbustos ou entre rochas que fornecem alguma proteção contra a luz solar intensa.
.
Planta Tóxica
As folhas são ligeiramente tóxicas; a ingestão pode causar vômitos ou diarréia, a seiva da planta pode causar irritação da pele ou erupção cutânea em indivíduos sensíveis.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, por divisão da planta e por estaquia.
Para propagar Senecio, usar uma ponta de caule de 7-10 cm. Retirar de 3-4 folhas da parte inferior do corte e colocar em substrato úmido (cubra levemente os últimos nós inferiores) e as raízes devem se desenvolver rapidamente em cada nó. Névoa de água na superfície do solo para evitar o excesso de irrigação até que as raízes estejam estabelecidas.
.
.
.
.