Coentro do mato – Eryngium foetidum
.
O Coentro do mato é uma herbácea, pertence à família Apiaceae, nativo das regiões tropicais das Américas, bianual e de até 30 cm de altura.
Nomes comuns – Coentro do Pará, coentro do Maranhão, Chicória, coentro largo e coentrão, nome dado pela semelhança do aroma a este outro condimento. Em alguns países, como México, é chamado de Culantro.
.
Descrição
Folhas com até 20 cm de comprimento e 5 cm de largura, com bordas serradas, dispostas em roseta formando uma pequena touceira.
Na fase reprodutiva, há emissão de uma haste floral, dispostas em pequenos e densos capítulos sésseis, seguida de grande produção de sementes férteis.
.
Cuidados com o Coentro do mato
Clima: Tropical, Subtropical.
A espécie Amazônica é adaptada a temperaturas mais elevadas, já a variedade encontrada em regiões serranas do Sudeste prefere um clima mais ameno.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra.
Rústica, não é exigente quanto ao solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, solto e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado.
Prefere o adubo orgânico, como esterco de gado bem curtido, que pode ser adicionado no fim do inverno. No entanto, pode-se usar um adubo mineral de liberação lenta 10-10-10, uma vez a cada 3-4 meses.
Se não houver interesse nas sementes, deve-se remover a haste floral na base, isso estimula o surgimento de folhas mais largas e o aumento na produção de folhas.
Muito usada como repelente de insetos em beiradas de jardim.
.
Variedade
A variedade encontrada na Amazônia, tem poucas variações. Entretanto, encontra-se em regiões serranas do Sudeste, uma variedade diferente a da região Amazônica. A variedade serrana tem folhas fibrosas, mais compridas e estreitas.
.
Uso na Culinária
É uma hortaliça consumida como erva condimentar, com sabor e cheiro semelhantes ao do coentro. Suas folhas são usadas em saladas, molhos, temperos, sopas, sucos verdes, cremes e recheios.
No Norte do País, é amplamente difundido compondo o maço de “cheiro verde” – cebolinha, coentro e coentro do mato, indispensável no tempero de pescados.
É uma PANC, planta alimentícia não convencional.
.
Uso na medicina popular
O Coentro do mato possui várias propriedades medicinais, sendo usada em forma de chá.
Usada para alívio de: vômitos, diarreia, gripes, resfriados, controle da diabetes, para regular a menstruação e para a retenção de líquidos. Ajuda na limpeza de feridas e machucados.
Na Amazônia é usada para impotência sexual. É emenagoga, regula a menstruação – e isso faz dela uma planta “abortiva“.
Possui vitaminas A, B1, B2 e C; sais minerais tais como cálcio e ferro, excelente fonte de fibras e antioxidantes.
Atualmente essa hortaliça vem despertando o interesse de empresas farmaceuticas por possuir substâncias antiinflamatórias e analgésicas, tornando uma espécie altamente promissora.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Propagação
Multiplica-se por semente em qualquer época do ano em climas quente, mas em climas ameno a semeadura deve ser feita de setembro a março.
A germinação leva cerca de três semanas.
.
.
.
.