Coentro – Benefícios para saúde
.
O Coentro – Coriandrum sativum é uma herbácea, pertence à família Apiaceae, nativo do sul da Europa, África e Ásia, planta anual, de crescimento rápido e de até 20 cm de altura.
.
Descrição
Folhas superiores são emplumadas, enquanto as folhas inferiores são arredondadas e lobadas, de cor verdes ou verdes claras e exalam odor característico.
Flores nascem em pequenas umbelas, são pequenas, assimétricas, brancas ou róseas. Surgem no final do verão.
O fruto é um esquizocarpo seco, globular, de 3-5 mm de diâmetro.
.
.
Cuidados com o Coentro
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
A planta se adapta a diversas condições climáticas, embora prefira climas quentes. Temperaturas baixas cessam ou retardam seu crescimento.
Cultivada a pleno sol.
Rústica é tolerante da maioria dos solos, desde que tenha boa permeabilidade. Mas para um bom desenvolvimento, prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
O coentro tolera curtos períodos de estiagem, mas não de encharcamento, então quando a planta estiver murcha, pode ser mais por excesso de água do que por falta.
As folhas estragam rapidamente quando removidas da planta e perdem o aroma quando secas ou congeladas.
Uso na culinária
O Coentro é uma erva aromática e muito utilizada como tempero. Todas as partes da planta são comestíveis, mas as folhas frescas e as sementes secas são as partes mais utilizadas na culinária.
Folhas – possuem um sabor refrescante, perfumado e cítrico.
Sementes – apresentam sabor cítrico quando esmagadas.
Raízes – têm um sabor mais profundo e intenso do que as folhas.
.
Nutrientes
Apesar de conter boas quantidades de nutrientes, o coentro tem um cheiro e sabor muito fortes. Então, ele é usado em pequenas quantidades na culinária, caso contrário altera o sabor dos pratos. Assim, esses nutrientes não são consumidos em quantidades suficientes.
O perfil nutricional das sementes de coentro é diferente dos caules ou folhas frescas.
Folhas cruas – são ricas em vitamina A, vitamina C e vitamina K, com teor moderado de minerais dietéticos.
Sementes – geralmente possuem menor teor de vitaminas, porém elas fornecem quantidades significativas de fibra alimentar, cálcio, selênio, ferro, magnésio e manganês.
.
Na Medicina Popular
Propriedades do coentro:
- Reduz a inflamação;
- Elimina metais pesados;
- Ajuda na inflamação da pele;
- Reduz o colesterol;
- Cobate o diabetes;
- Auxilia na digestão;
- Reduz a pressão arterial;
- Cura úlceras da boca;
- Previne anemia;
- Atividade antialérgica;
- Protege da salmonela;
- Fortalece os ossos.
.
Alergia
Algumas pessoas são alérgicas a folhas ou sementes de coentro, apresentando sintomas semelhantes aos de outras alergias alimentares. Em um estudo que examinou pessoas com suspeita de alergia alimentar a especiarias, 32% dos testes de picada de agulha em crianças e 23% em adultos foram positivos para coentro e outros membros da família Apiaceae, incluindo cominho, erva-doce e aipo. Os sintomas alérgicos podem ser leves ou fatais.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes. O plantio é feito em canteiros definitivos, a uma profundidade de cerca de 1,5 cm, distantes umas das outras pelo menos 3 cm. As sementes devem ser regadas com frequência e costumam germinar após cerca de 1-2 semanas.
A colheita poderá ser feita após aproximadamente 50 dias da plantação da semente.
.