Clerodendro cotonete – Clerodendrum quadriloculare
.
O Clerodendro cotonete é um arbusto, pertence à família Lamiaceae, nativo das Filipinas e Nova Guiné, perene, ereto, semilenhoso, de 3 a 6m de altura, embora geralmente não exceda 3 metros.
.
Descrição
Folhas grandes, opostas, lanceoladas, elípticas a oblongas, pubescentes, com nervuras bem marcadas e margens irregularmente dentadas. Uma característica marcante das folhas é a parte superior verde-escura a levemente azulada e a parte inferior arroxeada, o que torna a planta atraente mesmo quando sem flores. Ocorre ainda uma cultivar de folhas variegadas de amarelo creme.
Pode ser perenifólia a semi-decídua, dependendo das condições climáticas de onde é cultivada.
Inflorescências terminais do tipo panícula, densas, com numerosas flores tubulares e longas, semelhantes a cotonetes quando ainda fechadas e que se abrem em cinco pétalas recurvadas, revelando os estames. O cálice das flores é vermelho e a corola pode ser rósea ou branca. Surgem na primavera e atraem borboletas, abelhas e pássaros.
Em paisagismo é usado como arbusto isolado em pequenos e grandes jardins, bem como em grupos formando maciços ou renques. Como cerca-viva oferece privacidade à propriedade, também para o plantio em grandes vasos.
Pode ser conduzido como uma arvoreta, removendo brotações laterais à medida que cresce.
.
Cuidados com o Clerodendro cotonete
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Cultivado a pleno sol ou meia sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar na primavera-verão com NPK 04-14-08, seguindo a orientação do fabricante.
Através de podas, pode-se manter e estimular o comportamento arbustivo e o adensamento da planta.
Dependendo da região pode tornar-se em pouco tempo uma planta incomoda pelo grande numero de brotações das raízes que formam amplas colônias, ultrapassando os limites dos canteiros.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e facilmente pelas mudas formadas ao redor da planta mãe.
.
.
.
.