ÁrvoresConíferasConíferas ..

Cipreste Italiano – Cupressus sempervirens

Cipreste Italiano - Cupressus sempervirens

.

O Cipreste Italiano é uma árvore conífera, pertence à família Cupressaceae, nativa do Mediterrâneo Oriental e Meridional, perene, ramos nivelados e com até 35 metros de altura.

.

Descrição

Copa estreita e esguia com 1,5-3 metros de largura.

Folhas semelhantes a escamas, finas, achatadas, com pontas obtusas, que crescem muito juntas aos ramos e tem a aparência de cordões trançados.

Flores sem interesse ornamental. Na mesma árvore há flores masculinas e femininas. Surgem na primavera.

Frutos em cones escamosos, a princípio na cor verde e quando maduros na cor vermelho ou marrom.

.

Cupressus sempervirens fastigiate (forma colunar), são os mais usados:

Cupressus sempervirens var. Stricta – Possui ramos estreitos, verticais, de folhagem verde-escura com um toque azul, tem maior resistência ao frio e prefere um solo ligeiramente ácido.

Cupressus sempervirens var. Glauca – Possui ramos estreitos, verticais, com folhagem verde-azulada, produz menos frutos do que a var. stricta. Tem tolerância para ambos os solos, tanto alcalino, como ácido e mais resistência à seca.

.

Onde Usar

Usado como planta isolada ou em grupos formando maciços, renques, cercas viva. Também próximos a piscinas, formando uma barreira visual, aumentando a privacidade.

São recomendados para espaços estreitos. As raízes são profundas o suficiente para não ser obstáculos superficiais. Não é prejudicial aos edifícios e calçadas.

O Cipreste Italiano é simples e de impacto espetacular, sendo amplamente utilizado em jardins Gregos e Italianos, transmitindo uma ar formal e requintado.

.

Cuidados com Cipreste Italiano

Clima: Mediterrâneo, Tropical, subtropical, Oceânico.

Tolera a poluição.

Rústico cresce em vários tipos de solo: argila, barro e areia, desde que bem drenado. Na fase de crescimento aprecia a umidade moderada, mas uma vez estabelecido, tolera uma leve seca. 

Adubar a cada 2-3 anos na primavera ou outono, com um balde de adubo orgânico como; esterco de gado bem curtido ou composto orgânico.

As árvores praticamente não exigem corte, embora a var. ‘stricta’ pode ocasionalmente produzir um ramo horizontal, que deve ser removido por razões estéticas.

Para formar uma fileira de ciprestes italianos de ambos os lados de uma calçada ou passarela, plantar com cerca de 3 metros de distância entre plantas. Uma distância menor, permite que as árvores encoste uma nas outras e formem uma cerca sólida quando adultas.

.

Sobre o Cipreste Italiano

O Cipreste leva de 10-20 anos para atingir a maturidade. 

É uma espécie de grande longevidade, normalmente vivem de 50-150 anos, porém, algumas chegam a viver mais de um milénio.

O Cipreste Italiano é muito resistente ao fogo e pode ser usado como barreira para os incêndios que afetam algumas regiões. Os testes em folhas e ramos de ciprestes vivos revelaram um elemento-chave: o seu alto teor de umidade (que varia de 84% a 96%) durante o período de verão, o que faz com que resistam mais a queimadas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, que germinam facilmente. Para acelerar o processo de germinação coloque as sementes de molho em água durante 1-2 horas (são sementes muito leves a maioria flutua).

As mudas reagem melhor se plantadas no final do outono e início do inverno, durante o seu período de dormência, quando as agulhas param de crescer: a fotossíntese continua durante a dormência e a energia é colocada no crescimento das raízes e estabilização árvore.

Ciprestes crescem a partir do meio da primavera até meados do outono.

A sua taxa de crescimento varia com a idade. As árvores jovens podem crescer 0,60 cm por ano, mas essa taxa diminui quase pela metade quando chegar de 12-16 metros de altura.

A taxa de crescimento também é afetada pelo clima e condições de cultivo. O cipreste italiano cresce especialmente bem em um clima quente e seco no verão e moderado no inverno e em ritmo mais lento em climas mais frios.

.

Cipreste Italiano - Cupressus sempervirens

.