Cinerária dos floristas – Senecio cruentus
.
A Cinerária dos floristas é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa das Ilhas Canárias, perene, ereta, de caule curto e ramificado e de 20-40 cm de altura.
Esta planta constitui um grande grupo de cultivares obtidas por seleção e hibridação com outras espécies, que origina formas variáveis de capítulos de flores dobradas ou não, variando a sua cor do branco a rosa, vermelho, purpúrea, violeta e azuis.
.
Descrição
Folhas alternas, orbiculares, ondulado-dentadas, pubescentes na página superior e tomentosas na face inferior.
Inflorescência ereta, muito ramificada, compacta, globosa, constituída de capítulos de várias cores e bicolores e exalam um delicado perfume. Surgem na primavera-verão.
Usada na decoração de jardins formando maciços coloridos, como forração de solo, em bordaduras ao longo de caminhos, também cultivada em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Cinerária dos floristas
Clima: Subtropical, Temperado.
Não tolera geadas e são sensíveis ao calor excessivo.
Cultivada a meia sombra (não suporta a incidência direta do sol entre às 10-17 horas), recebendo pelo menos 4 horas de sol direto por dia, até florescer. Depois disso, prefere a sombra com boa luminosidade.
Solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Evitar molhar as folhas e flores. A umidade excessiva pode provocar a podridão cinzenta.
Fertilizar a cada 30 dias, durante a florada com adubo líquido NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
A remoção das flores secas, antes da produção de sementes, evita que a planta gaste muita energia e assim floresça novamente.
Apesar de ser perene é tratada com anual, devido a perda de vigor das plantas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, que devem ser postas para germinar no outono. Floresce cerca de 60 dias após a germinação.
.
.
.