Cheflera – Schefflera Arboricola
.
A Cheflera é um arbusto semilenhoso, pertence à família Araliaceae, nativa da Ásia e de Taiwan, perene, com ramos longos, de até 9 metros de altura e folhagem ornamental.
Numerosos cultivares tem sido selecionados por variegação na cor e no padrão das folhas, muitas vezes variegadas com bordas ou centros cremosos de branco a amarelo e formas anãs.
.
Descrição
Folhas persistentes, coriáceas, verdes brilhantes, compostas, com 7-9 folíolos de 9 -20 cm de comprimento e 4-10 cm de largura.
Inflorescências em panículas de 20 cm, formadas de umbelas pequenas com 5-10 flores. As flores são pequenas, branco-creme e sem importância ornamental.
Frutos são bagas amarelo alaranjadas de grande valor ornamental e atraem muitos pássaros na primavera-verão.
Usada na decoração de jardins formando maciços, bordaduras, cercas vivas; também se desenvolvem bem em vasos, tanto em ambientes internos como externos.
A Cheflera é facilmente cultivada na forma de bonsai.
.
Cuidados com a Cheflera
Clima: Subtropical, Tropical, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Rústica não é exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
As plantas de folhas variegadas são cultivadas geralmente à meia sombra.
No fim do inverno usar um adubo orgânico, incorporar de leve ao solo, mantendo uma distância de 30 cm do tronco. Na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 10-10-10.
De fácil manutenção, aceita muito bem a poda, inclusive a poda drástica cortando o tronco principal a 30 cm de altura e deixando que ela brote. Podar as raízes na troca de vasos.
.
Alerta
A cheflera parece inofensiva, mas possui raízes agressivas, que podem se alastrar por mais de 10 metros, derrubando muros e entrando pelo encanamento. É uma planta incontrolável.
.
Planta Tóxica
A Cheflera é uma planta tóxica que causa envenenamento. Contêm cristais “afiados” de oxalato de cálcio que são insolúveis e danificam as células e os tecidos dos que os ingerem. Dependendo da quantidade consumida, pode ser fatal.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por meio de estacas de ramos, em qualquer época do ano.
…
.
.