Céu azul – Jacquemontia pentanthos
.
O Céu azul – Jacquemontia pentanthos é uma trepadeira volúvel, pertence à família Convolvulaceae, nativa da América Central e América do Norte, perene, semilenhosa, de crescimento é rápido, de até 2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Ramagem fina, herbácea, ramificada, de cor verde a levemente avermelhada.
Folhas ovaladas a cordiformes, alternas, de cor verde claro brilhantes e com nervuras bem marcadas.
Inflorescências em cachos nas axilas foliares. Flores em forma de sino, de cor azul brilhante, com o centro branco, estames e estigmas brancos, que se abrem pela manhã e permanecem abertas durante todo o dia, fechando-se à noite. Surgem quase o ano todo, porém com mais intensidade no inverno e após as chuvas.
No auge de sua floração, é possível ver mais de cem flores abertas em um só dia.
Sementes de cor castanha, obtusamente triangulares, glabras, com 4 mm de comprimento.
Em jardins é usada para cobrir treliças, cercas de alambrado e outras estruturas leves nas quais possa se enrolar e subir; também cultivada em vasos e jardineiras, desde que com suporte adequado para subir. Ficam perfeitas para entradas de casas e adornando pátios e varandas ensolaradas.
.
Cuidados com o Céu azul – Jacquemontia
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico, Mediterrâneo.
Tolerante à maresia e salinidade de regiões litorâneas.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Quando estabelecida é capaz de tolerar curtos períodos de seca, mas não resiste ao encharcamento prolongado.
Usar fertilizante líquido, NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
Perde a beleza com o passar do tempo, necessitando o plantio de uma nova muda.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estacas e por estaquia dos ramos.
.
.
.