Cercas Vivas – Guia Completo
.
Cercas vivas são plantas dispostas em fileiras, que formam barreiras e tem a função de diminuir ruídos, reduzir a poeira, servir como quebra vento, esconder locais com vistas desagradáveis, impedir a passagem de pessoas a locais restritos e junto a muros para evitar o vandalismo, inibindo a ação de pichadores.
São usadas em sítios, chácaras, fazendas, jardins de residências, praças e outros locais públicos, sendo útil e produzindo ótimos efeitos. Um detalhe importante é a proporção das plantas em relação ao espaço disponível.
Podem ser usadas; árvores, arbustos, herbáceas e até as trepadeiras, neste caso precisam de suporte.
.
.
A Cerca viva pode ter caráter formal ou informal
Formal – É aquela formada por espécies de plantas que aceitam uma poda de formação rigorosa, conferindo-lhe um formato geralmente geométrico e de linhas rígidas.
.
Informal – É a que se compõe de espécies cujas características do crescimento e formação não admitem podas restritivas severas em sua folhagem, sob pena de perderem seus atrativos de beleza natural, apenas podas leves de contenção aplicadas com cuidado.
.
Cercas Vivas para divisão de ambientes
Onde não há necessidade de barrar a visão.
.
Cercas Vivas Ornamentais
Dividem espaços e podem também embelezá-los, servindo de cortina vegetal ou como pano de fundo.
.
.
Cercas Vivas Para Vedação
Estas barreiras dividem ambientes, formam barreira visual, diminuem ruídos, reduzem a poeira e impedem a passagem de pessoas a locais restritos.
.
.
.
Cerca viva para proteção de muros
Formam uma barreira junto à muros para evitar o vandalismo e inibindo a ação de pichadores.
.
.
Cercas Vivas para delimitação de Áreas Extensas
Além de delimitar a área, estas plantas facilitam visualizar a dimensão da propriedade a longas distâncias. Elas devem impedir também a entrada de estranhos. Algumas apresentam espinhos agressivos.
.
.
Cercas Vivas Para Barrar o Vento
Devem ser plantadas em locais estratégicos, com a função de barrar massas de ar muito frias. Basta plantá-las e deixar que cresçam naturalmente.
.
.