Cedrinho Japonês – Cryptomeria japonica Nana
.
O Cedrinho Japonês é um arbusto, pertence à família Cupressaceae, nativo do Japão e da China, perene, de crescimento lento, de forma arredondada, de até 1,5 metros de altura e com a mesma largura.
.
Descrição
Folhas em forma de agulhas verdes claras para verde escuro, brilhantes e tendem a curvar-se à medida que esta planta amadurece. Podendo adquirir bronze picante no outono.
Frutos aparecem como decorações minúsculas, são cones pequenos arredondados e tem a mesma cor que a folhagem até ficar maduro. Uma vez amadurecidos, os cones tornam a cor marrom-avermelhada em contraste com a folhagem verde.
Em jardins é usado como como ponto focal em meio à gramados, em ambos os lados de entradas de residências, cultivado em grandes vasos.
É muito presente em Jardins asiáticos e japoneses.
.
Cuidados com o Cedrinho Japonês
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico.
Tolerante ao litoral e deve ser protegido de ventos fortes e congelados.
Cultivado a pleno sol ou meia sombra. Se desenvolve melhor a pleno sol, porém em regiões muito quente a folhagem pode ficar castanha.
Cresce em vários tipos de solo, mas prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Quando estabelecida e tolerante ao um curto período de seca.
A planta precisa de alta umidade do ar, o ar seco de inverno pode matar planta, quando cultivado dentro de casa, usar umidificador.
A poda não é necessária se a planta tiver espaço suficiente. Mas se preferir alterar sua forma, fazer a poda levemente e somente na primavera.
O Cedrinho fica frágil depois de ter sido podado e é necessário ter um cuidado especial como; protegê-lo do vento e do sol por algumas semanas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes na primavera e por estacas no verão e início do outono.
.
.