Cedrinho – Cupressus lusitanica
.
O Cedrinho é um arbusto, pertence à família Cupressaceae, nativo da América do Norte e América Central, perene, de crescimento rápido e de até 30 metros de altura.
Apesar do nome popular “cedrinho”, é na verdade um cipreste.
.
Descrição
O tronco desta conífera é reto, com ramos estendidos com orientação ascendente. A casca da árvore é cinza ou marrom avermelhado. A copa copa densa e cônica.
Folhas são em escamas, ovaladas, acuminadas, aromáticas e de cor verde-acinzentada.
As inflorescências femininas são cones globosos e axilares, enquanto que as masculinas são cones cilíndricos e terminais. Por se tratar de uma espécie monóica, apresenta flores masculinas e femininas na mesma planta.
Os frutos apresentam 6-8 escamas apiculadas e têm cor cinza-esverdeada quando imaturos, sendo que à medida que amadurecem se tornam marrons. As sementes são pequenas, marrons e aladas.
.
Usos
Em jardins é usado como cerca viva ou esculpida na arte da topiária.
Muito utilizado na ornamentação urbana, tanto na forma natural como podado. Além disso, é muito apropriado para a formação de quebra-ventos em sítios e fazendas, onde protege cultivos e criações.
Os ramos jovens são usados em grande quantidade para a decoração em festas.
.
Cuidados com o Cedrinho
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo.
Planta tropical de altitude, aprecia o clima ameno, a umidade ambiental e não é indicado para regiões litorâneas ou de altitude menor que 600 metros. Não resiste ao frio intenso.
Cultivada a pleno sol.
Rústico, vai bem em solos pobres, rochosos, arenosos, argilosos e solos ricos em material orgânico, desde que drenável.
As regas devem ser regulares nos primeiros anos após implantação.
É tolerante a poluição ventos e períodos curtos de estiagem.
O sistema radicular é profundo quando cresce em locais secos.
O Cedrinho pode ser aparado em qualquer altura e torna-se muito denso com a poda contínua.
.
Benefícios
Esta espécie tem sido usada para reflorestamento e recuperação de solos, pois evita a erosão e facilita a recuperação da cobertura vegetal.
O uso de C. Lusitanica em plantações de reflorestamento pode aumentar significativamente o pH e o teor de fósforo no solo, entre outras propriedades da terra.
Produz madeira clara, leve e de baixa densidade, porém de textura fina e alta estabilidade dimensional (não encolhe, empena ou racha). Apresenta excelente durabilidade, o que justifica seu uso em aplicações nobres como na indústria naval e moveleira.
.
Propagação
Multiplica-se por por sementes.
A germinação ocorre em 20-30 dias, a taxa de germinação esperada é de 30-45% de sementes maduras e saudáveis.
.
.
.
.