Cavalinha – Equisetum giganteum
.
A Cavalinha – Equisetum giganteum é uma herbácea, pertence à família Equisetaceae, nativa do Brasil, perene, rizomatosa, de raízes profundas, entouceirada, de 1,5-2,0 m de altura.
.
Descrição
Hastes eretas, espessas, ocas, sulcadas, ásperas, articuladas, com numerosos ramos pequenos, ascendentes, reunidos nas articulações. Não produzem flores e sim cones pequenos que contém esporos.
.
.
Entre as espécies de Equisetum, algumas são de origem européia, como o E. arvensis, outras de origem americana, porém, todas têm características e usos semelhantes. No Brasil se encontra o Equisetum giganteum, nativa de áreas pantanosas de todo o país.
Considera-se que esta planta tenha mais de 300 milhões de anos, sendo assim, comparativamente uma das formas de vida vegetal mais antigas do mundo.
É indicada para formação de maciços e para composição com outras plantas na beira de fontes e lagos, contidas por estruturas de alvenaria para evitar que invada a área vizinha.
.
Cuidados com a Cavalinha
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Mediterrâneo.
Tolera baixas temperaturas.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra.
A cavalinha cresce em quase qualquer tipo de solo, desde areia ou cascalho até lama úmida, e tolera uma gama de níveis de pH, de moderadamente ácido a moderadamente alcalino. Idealmente, o solo deve ser bem drenado.
Cresce bem em ambas as condições, em solos firmes como planta ornamental e em solos encharcados como planta aquática.
Quando plantada em canteiros comuns ou vasos, regar regularmente, mantendo o solo sempre úmido, sem medo de manter encharcado. Ao mesmo tempo e tolerante a um leve período de seca.
Em geral, a cavalinha não precisa de solo particularmente rico ou fértil, por isso a fertilização geralmente não é necessária. Quando plantada em vaso, usar um fertilizante de liberação lenta 10-10-10.
.
Uso na Medicina Popular
Propriedades terapêuticas: hemostática, diurética, digestiva, depurativa, antiinflamatória, adstringente. Em doses exageradas pode ser tóxica, causando topor e diarréia.
“A Cavalinha é contra indicada na Gravidez e lactação”.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos.
.
Planta Tóxica
Planta tóxica para o gado.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão de touceira, realizada em qualquer época do ano.
.