Capim mimoso – Muhlenbergia capillaris
O Capim mimoso – Muhlenbergia capillaris é uma herbácea, pertence à família Poaceae, nativo da América Central e Caribe, perene, ereto, entouceirado, de 40-90 cm de altura e 60-90 cm de largura.
.
Descrição
A planta forma um monte denso de atraentes folhas em forma de agulha.
Folhas eretas, rígidas, de 1,3-3,5 mm de largura por 15-35 cm de comprimento e de cor verde-opaca.
Inflorescências em panículas rosas e plumosas que se elevam acima da folhagem, composta de racemos muito finos, róseos e flexíveis. Surgem no verão-outono.
De longe, as panículas arejadas se parecem como uma névoa roxa-rosada.
Usado como touceira isolada em pequenos jardins; mais principalmente em grupos formando conjuntos maciços em canteiros desenhados no meio de amplos espaços; em forma de renque ao longo de cercas e caminhos.
Pode ser usado como flor de corte.
.
Cuidados com o Capim mimoso
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivado a pleno sol e tolera meia sombra.
Rústico se adapta a vários tipos de solo, mas aprecia o solo arenoso, rochoso e levemente ácido (faixa de pH de 5,5 a 6,8) e bem drenável.
As regas devem ser regulares. Tolera leves períodos de seca ou inundações temporárias.
Tolera o vento excessivo e salinidade moderada.
A planta é uma grama de estação quente, o que significa que as folhas começam a crescer no verão. Durante o verão, as folhas permanecem verdes, mas se transformam durante o outono para produzir uma cor mais acobreada.
No início da primavera, deve-se fazer podas drásticas próximo ao chão para dar lugar a novas folhas.
.
Habitat
Esta espécie cresce em bosques abertos e secos, com solo arenoso ou cascalho ácido ou calcário. As plantas são nativas de florestas de pinheiros, bosques abertos arenosos ou rochosos, aberturas de pradarias calcárias, planaltos costeiros arenosos, dunas de praia, montes de areia, estradas e bordas de pântanos.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão de touceiras. Esta espécie se auto-semeia.
.
.