FolhagensGramíneasPlantas Medicinais

Capim limão – Cymbopogon citratus

Capim limão - Cymbopogon citratus

.

O Capim limão – Cymbopogon citratus é um herbácea, pertence à família Poaceae, nativa da Índia, arquipélago de Java, Sumatra e sudeste da Ásia, perene, estolonífera, de crescimento rápido, com até 1 metro de altura e 1,5 cm de largura.

.

Descrição

Folhas longas, lineares, arqueadas, com textura áspera, bordas cortantes e coloração verde clara. Exalam um perfume cítrico, principalmente quando maceradas.

Inflorescências piramidais acima da folhagem. Flores amarelas, diminutas e sem efeito ornamental. A espécie não costuma florescer fora de sua região de origem.

Usada na decoração de jardins, formando maciços em amplos espaços gramados, como bordaduras ao longo de caminhos. Indispensável no jardim de ervas, seja pelo seu aroma ou pelas utilizações medicinais. Também em canteiros, vasos e jardineiras.

.

Cuidados com o Capim limão

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo.

Tolera geadas leves.

Cultivada a pleno sol.

Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado, porém é extremamente rústica, adaptando-se a varias condições de clima e solo.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Tolera curtos períodos de estiagem.

Em regiões litorâneas, ocorre “baixa” concentração de óleos essenciais, prejudicando o aroma.

Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilizar luvas ao trabalhar com o capim limão, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele.

.

Uso na Medicina Popular

Usada na medicina popular, por suas propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.

Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarréia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação.

O Capim limão é  contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos, devido ao relaxamento da musculatura uterina.

Segundo os especialistas em fitoterapia, as folhas da erva-cidreira não devem ser fervidas, pois o óleo essencial é volátil e perde-se no ar ao sofrer fervura.

Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

.

Usos e Benefícios

Usada como tempero na culinária tailandesa, vietnamita, laociana e cambojana.

Sua aplicação medica mais importante foi descoberta no ano 2003, quando o cientista japonês Tomoyuki Ohno descobriu que o óleo essencial desta planta pode ser utilizado para matar a bactéria do estomago Helicobacter Pyroli. O cientista descobriu também que a bactéria não desenvolve resistência ao óleo. O tratamento recomendado é muito simples: uma gota do óleo dissolvido em 50 ml de água de 10-30 minutos antes das refeições. O óleo já existe como remédio comercial no México. Wikipédia

Da sua inflorescência extrai-se um óleo essencial utilizado em repelentes de insetos.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente pela divisão de touceiras.

.

.