Capim dos Pampas – Cortaderia selloana
.
O Capim dos Pampas – Cortaderia selloana é uma herbácea rizomatosa, pertence à família Poaceae, nativa do sul do Brasil e Argentina, perene, ereta, entouceirada, de 1,5-3 metros de altura e com o mesmo em largura.
.
Descrição
Possui numerosos colmos e densa folhagem.
Folhas lineares, longas com 1-2 metros de comprimento e 1 cm de largura, com arestas bem afiadas que podem cortar, de cor verde azulada ou cinza-prateado.
Inflorescências constituidas por plumas grandes, densas, branco-prateadas. Ocorre uma forma de plumas arroxeadas e outra rara amarelada. Surgem no verão e outono.
Usada na decoração de jardins como planta isolada, proporcionando um belo efeito ornamental quando no meio de amplos gramados.
Também pode ser usado em arranjos florais, neste caso, suas flores são cortadas logo após desabrocharem e secas ao sol.
Normalmente, apenas plantas femininas são propagadas. Plantas femininas são muito mais vistosas do que as plantas masculinas, possuindo penas mais cheias do que as do sexo oposto.
.
Cuidados com o Capim dos Pampas
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Muito tolerante a geadas, ventos e o ar marinho, sendo vista constantemente ao longo das regiões costeiras.
Cultivada a pleno sol, mas tolera meia sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Quando estabelecida, suporta um curto período de seca.
Recomenda-se fazer poda drástica na planta a cada ano, cortando-se toda a planta próximo ao chão. Isso geralmente é realizado no final do inverno ou início da primavera. Por causa da folhagem afiada, a tarefa de poda deve ser feita com muito cuidado usando luvas e uma camisa de mangas compridas.
Embora não seja obrigatório, após a poda incorpore húmus de minhoca ao solo ao redor da planta e um fertilizante químico NPK 10-10-10. Quando a planta estiver formada usar NPK 4-14-8 para estimular o florescimento.
.
Sobre o Capim dos Pampas
É uma espécie vegetal que se reproduz com extrema facilidade, tanto que em alguns países ela é considerada uma planta invasiva, pois o Capim dos Pampas tem a capacidade de produzir mais de 1 milhão de sementes durante o seu ciclo de vida.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão de touceiras na primavera.
.
.
.
.