Lantana – Lantana camara
.
A Lantana é um arbusto semi-herbáceo, pertence à família Verbenaceae, nativa da América do Sul e Central, perene e de até 2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Ramos eretos ou reclinados.
Folhas grossas, pilosas, de cor verde escuro e aromáticas.
Inflorescências densas, rijas em forma de buque. As flores são pequenas, aromáticas, de várias cores, com destaque para as cores vermelha, amarela, laranja e branca. Surgem no decorrer de quase o ano todo e atraem agentes polinizadores como borboletas, insetos e pássaros.
Existem variedades de diferentes formas e cores, inclusive há espécies de lantana cujas flores mudam de cor durante seu amadurecimento.
A fragrância depende da variedade, as híbridas são mais frutadas e com um leve perfume.
Em paisagismo é usada em grupos formando maciços em meio à gramados; como cerca viva podadas ou não; ao longo de caminhos, muretas, paredes, muros e grades.
A planta pode ser conduzida como uma arvoreta.
.
Cuidados com a Lantana
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico, Mediterrâneo, Temperado.
Rústica pode sobreviver em uma ampla gama de condições climáticas.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Embora não seja necessário, as Lantanas podem receber uma “pequena dose” de fertilizante na primavera, muito fertilizante pode queimar e matar a planta.
É resistente a podas de contenção.
Recomenda-se podas de limpeza removendo flores desbotadas e secas, evitando desenvolvimento de cápsulas de sementes, o que enfraquece a planta e diminui o período de floração.
.
Sobre a Lantana
É relativamente tolerante fogo e pode rapidamente estabelecer-se em áreas recém-queimadas da floresta.
As folhas altamente perfumadas são frequentemente secas e queimadas. Diz-se que a fumaça repele mosquitos e outros insetos.
Em alguns países é considerada uma erva daninha.
.
Planta Tóxica
Lantana pode ser prejudicial para crianças, animais de estimação e gado. As folhas podem causar irritação leve na pele ou erupções cutâneas.
Embora todas as partes da planta sejam venenosas, as bagas são as mais tóxicas e podem ser fatais se ingeridas. Os sintomas incluem dor de estômago, respiração difícil e fraqueza.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e principalmente por estaquias das pontas dos ramos.
.
.
.
.
Você pode gostar:
.