Camarão azul – Eranthemum pulchellum
.
O Camarão azul – Eranthemum pulchellum é um arbusto, pertence à família Acanthaceae, nativo da Ásia e Índia, perene, ereto, de crescimento rápido, de 1,5 a 2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas ovaladas, de coloração verde escura, com bordas finamente serrilhadas e provida de nervuras impressas na face superior, de 10-23 cm de comprimento.
Inflorescências terminais e axilares, em espigas eretas. Flores tubulosas azuis surgem de brácteas com veias verdes e brancas que permanecem após a queda das flores, formando uma coluna de vários centímetros de comprimento. Surgem no fim do inverno e início da primavera.
Em jardins é usado como planta isolada em meio à gramados; em grupos formando maciços; em forma de renques junto à muros; também em vasos e jardineiras grandes.
.
Cuidados com o Camarão azul
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera a salinidade.
Cultivado a meia sombra.
Aprecia o solo fértil, solto, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar no período que antecede a floração. Usar adubo orgânico enriquecido com farinha de osso ou adubo mineral NPK 10-10-10, seguindo sempre a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Deve ser podado anualmente no final do inverno, para uma formação compacta, caso contrário, pode ficar desordenada.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e estacas, principalmente se cortadas após o florescimento e mantidas em ambiente protegido.
.
.
.