Caliandra – Calliandra brevipes
.
A Caliandra – Calliandra brevipes é um arbusto lenhoso, pertence à família Fabaceae, nativa da América do Sul, perene, muito ramificada de 1-2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas compostas, bipinadas e opostas, com folíolos pequenos, de cor verde clara brilhante, que com o passar do tempo se torna mais escuro, quase negro.
Flores são formadas por estames finíssimos e coloridos nas cores rosa e branco, unidos em uma coroa arredondada e perfumada. Nascem na extremidade do caule e tem a forma de um pompom. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores e borboletas.
Em jardins é usada como planta isolada em meio a gramados, em forma de renques formando cerca viva podada ou não. Também usado em calçadas e em grandes vasos.
A planta pode ser conduzida como uma arvoreta, deixando o tronco maior e removendo brotações laterais à medida que for crescendo. É muito utilizado na arte da topiária.
.
Cuidados com a Caliandra
Clima: Tropical, subtropical, Temperado.
É tolerante a geadas.
Cultivada a pleno sol.
Rústica não é exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Habita naturalmente locais úmidos e margens de rios.
Rústica não precisa de adubo, mas para garantir maiores floradas, usar na primavera e verão, adubo mineral de liberação lenta 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes.
Aceita muito bem a podas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas, sendo que as plantas cultivadas por sementes são mais vigorosas.
.
.