Calêndula – Calendula officinalis L.
.
A Calêndula é uma herbácea pertence à família Asteraceae, nativa das Ilhas Canárias e Mediterrâneo, perene, de 40-60 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas ovaladas e espessas.
Flores reunidas em capítulos solitários, densos, simples ou dobrados que duram de 7-8 dias e são sustentados por hastes firmes em tons variáveis de amarelo e alaranjado, podem ser simples ou dobradas. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera-verão.
As flores da calêndula abrem-se ao nascer do sol e fecham-se a noite.
Usada na decoração de jardins, formando maciços em amplos espaços gramados, como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros, também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras. Indicada para jardins de pedras.
.
Cuidados com a Calêndula
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.
Aprecia clima frio.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra (mínimo de 4 horas de sol diariamente).
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecida com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Apesar de ser perene, os canteiros devem ser renovados anualmente com novo plantio de mudas, devido a perda de vigor das plantas.
Fazer poda de limpeza removendo flores secas, para estimular nova floração.
.
Na Medicina Popular
A Calêndula é usada na medicina popular para o tratamento da acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras no seio, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Sobre a Calêndula
Segundo folclore alemão, se a calêndula não se abrir até às 7 horas da manhã, é sinal que o dia será chuvoso.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes semeadas no outono para florescerem no inverno e primavera.
.
.