Caládio – Caladium x hortulanum
.
O Caládio – Caladium x hortulanum é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa da América Tropical, principalmente do Brasil e de 30-50 cm de altura.
Obtida por hibridação de diversas espécies. Há mais de 1000 variedades de caládio.
.
Descrição
Folhas grandes, variadamente coloridas em tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho.
Inflorescências brancas ou esverdeadas, sem valor ornamental. Surgem no verão.
Usada na decoração de jardins, formando maciços, como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com o Caládio
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivados sob luminosidade difusa ou a meia sombra. Os Caládios de folhas mais escuras, são mais resistentes ao sol, os de folhas claras são mais sensíveis e precisam de menos sol.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Caládios preferem adubo orgânico, pois desprende nitrogênio aos poucos. O adubo químico, principalmente rico em nitrogênio, pode alterar as cores das folhas.
Recomenda-se fazer uma divisão de bulbos a cada 2 anos.
Em regiões frias, no outono-inverno a planta entra em dormência e começa a perder as folhas, porém surgem novamente quando a temperatura esquenta.
.
Dormência da planta
Quando esfria a planta começa a perder as folhas e surgem novamente quando a temperatura esquenta. Em locais quentes os bulbos ficam em dormência menos tempo que os cultivados em locais frios.
Quando plantados em vasos, as regas devem ser suspenda nesta época.
Pode-se remover os bulbos ou não da terra, neste período de descanso.
Preferindo retirar os bulbos da terra, deve-se guardá-los em local seco, fresco e sombreado, aproveite para afofar a terra, adicionar composto orgânico e plantar novamente no fim do inverno.
.
Planta Tóxica
O caládio é considerado uma planta muito tóxica. O contato destas substâncias com os olhos, mucosas e pele podem provocar intensa ardência, inflamação e vermelhidão.
A ingestão pode provocar edema de glote e consequente asfixia e morte.
Mantenha o Caladium longe do alcance de crianças e animais.
.
Propagação
Multiplica-se por separação dos bulbos quando a planta entra em repouso.
Colocar o bulbo em cova individual, deixando o biquinho para fora da terra, compactando firmemente para evitar bolsas de ar.
Plante os bulbos com cerca de 20 cm de distância um do outro, regar em seguida, depois só molhar quando o solo estiver seco.
As primeiras folhas surgem de 3-6 semanas, após o plantio.
.
.
.
.