Cactos e Suculentas

Cactos coloridos – Gymnocalycium mihanovichii

Cactos coloridos - Gymnocalycium mihanovichii

.

Os Cactos coloridos são nativos da América do Sul: são localmente distribuído na Argentina e no Paraguai, crescendo em aluviões deixados por rios que secam.

Gymnocalycium mihanovichii ou cacto Hibotan, pertence ao gênero Gymnocalycium de cactos globulares, da família Cactaceae.

.
Como surgiram

Uma mutação desprovida de pigmentos verdes apareceu na cultura. Sem o pigmento verde, as outras cores do cacto ficam visíveis e são tipicamente amarelas, laranja ou vermelhas.

Esses mutantes não têm o pigmento verde da clorofila necessário para a fotossíntese e não podem sobreviver a menos que sejam enxertados em uma planta que tenha clorofila. 

Desde a mutação original, surgiram muitas outras variedades “hortícolas”, cada uma mais surpreendente que a outra, amarelo limão, rosa, laranja e também formas variegadas.

.
Descrição

Dependendo do porta enxerto, esses cactos coloridos podem atingir várias alturas, mas normalmente param de crescer quando atingem cerca de 10 cm de altura e 3-5 cm de diâmetro.

Geralmente, eles têm de 8-14 nervuras ligeiramente entalhadas com bordas estreitas. Em média possuem de 5-6 espinhos fracos, flexíveis, ligeiramente curvos e amarelo-acinzentados.

A falta de uma estação quente e seca torna a floração difícil e cansativa, mas sob as condições certas, produzirá flores.

As flores são pequenas, vermelhas, rosas ou brancas e crescem nas laterais da planta e não tem cheiro. Surgem no final da primavera ou início do verão.

.

Cactos coloridos - Gymnocalycium mihanovichii

Cacto Hospedeiro ou Porta-enxerto

O cacto na maioria das vezes é enxertado em um toco de Hylocereus, um cacto tropical, de cultivo diferente. A diferença esta na velocidade de seu crescimento que eventualmente se torna grande demais para o enxerto segurar, e as duas partes se separam.

O rebento pode, no entanto, ser reenxertado de volta.

.

Cactos coloridos - Gymnocalycium mihanovichii

Clima e Temperatura

Clima: Árido, Semiárido.

Os cactos se desenvolvem em condições desérticas, quentes e secas. No entanto, esses cactos podem funcionar bem em temperaturas médias internas.

A temperatura deve estar sempre acima de 15⁰C para evitar que o enxerto apodreça.

.
Luz para Cactos coloridos

Gymnocalycium mihanovichii combinam duas espécies de cactos com diferentes preferências de luz. Embora cresçam juntos, seu relacionamento é parasitário. Para mantê-los em boa forma, suas necessidades devem ser atendidas. Por exemplo o cacto verde inferior aprecia o sol na maioria dos casos, o cacto colorido na parte superior não tolera a luz solar direta.

Para suprir a necessidade de ambos, deve-se colocá-los em um local com boa iluminação, mas não sob luz solar direta. Embora, em regiões de climas com verões mais amenos, pode ser exposto ao sol nas primeiras horas da manhã.

Muita luz brilhante e direta pode fazer com que a camada superior perca a cor com o tempo e luz insuficiente a cor começa a desbotar.

.
Solo e rega

O solo deve ser uma mistura própria para cactos.

Mesmo em boas condições de cultivo, esses cactos só podem viver por alguns anos.

As regas devem ser regulares, na primavera-verão, diminuindo no inverno. O solo deve secar completamente entre as regas.

.
Fertilização e replantio

Fertilizar mensalmente na primavera-verão com fertilizante para cactos, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.

O replantio deve ser feito a cada 1 ou 2 anos, na primavera ou início do verão. Espere o solo secar completamente e, com cuidado, retire o cacto do vaso, remova o excesso de solo e apare todas as raízes mortas. Encha o recipiente com solo fresco e plante o cacto nele com as raízes abertas. Não regar o cacto recém replantado por cerca de uma semana porque a rega imediata pode resultar em apodrecimento da raiz.

.

.

Problemas com Cactos coloridos

Se o cacto estiver ficando mais fraco ou talvez morrendo, há 2 causa possíveis: 

Excesso de água  – Muita água leva a podridão radicular. Um sinal claro de podridão radicular é a descoloração. Suspeitando de podridão da raiz, a melhor solução e reenvasar a suculenta.

Infestação por pragas – Este cacto atrai cochonilhas. Se uma planta estiver infestada com essas pragas, ela murchara e morrera porque os insetos drenarão sua seiva nutritiva.

Borrife o Cactos com um inseticida suave para plantas e remova os insetos com uma pinça. Cochonilhas deixam substâncias brancas como algodão na planta, para limpar use um cotonete embebido em óleo mineral ou álcool isopropílico a 70%.

.
Propagação

Multiplica-se por rebentos que surgem na planta mãe.

O enxerto de Cactos é realizado por meio de um corte convexo em forma de V na parte superior do Hylocereus base, usando uma faca esterilizada afiada para cortar diagonalmente a parte superior de cada um dos quatro lados. Para preparar o rebento (topo), corte um côncavo em forma de V na parte inferior do cacto. O suco branco da base do Hylocereus deve ser limpo com água antes de colocar as plantas juntas.

As seções recém-cortadas são então unidas com elásticos. Se o enxerto funcionar, as duas plantas se curarão juntas, em uma.

.

Cactos coloridos - Gymnocalycium mihanovichii

.