Cactos e Suculentas

Cacto rabo de rato – Disocactus martianus

Cacto rabo de rato - Disocactus martianus

.

O Cacto rabo de rato é uma herbácea, pertence à família Cactaceae, nativo do México, perene, de até 1,5 metros de altura e muito ornamental.

Disocactus é um género de cactos epífitos da tribo Hylocereeae.

.

Descrição

Caules delgados, cilíndricos, espinhosos, com 2,5 cm de largura, em suspensão ou rastejante, às vezes com raízes aéreas.

Flores em forma de funil, vermelhas brilhantes, diurnas, com 10 cm de comprimento e 6 cm de diâmetro. As flores permanecem abertas por alguns dias. Surgem no verão e são atraentes para os beija-flores.

Seguem-se os frutos globosos de cor verde e com 2 cm de diâmetro.

É usado em jardins de pedra; em vasos; como planta pendente em cesta suspensa. Também fixado diretamente (epífita) em galhos de árvores.

.

Cuidados com o Cacto rabo de rato

Clima: Tropical, Subtropical.

Cultivado a pleno sol.

Usar um substrato específico para cactos com um valor de pH entre 5,0 e 6,0 rico e bem drenável, de preferência misturado com areia grossa.

As regas devem ser regulares da primavera ao verão. Durante o período de repouso vegetativo, reduza a rega ao mínimo.

Embora sua necessidade na água seja maior que a média dos cactos, por ser uma epífita, resiste à secura no verão.

Para obter uma floração abundante desde o crescimento vegetativo até o outono, administrar um fertilizante líquido específico para cactos, seguindo a orientação do fabricante.

.

Sobre o Disocactus

As espécies de Disocactus crescem em regiões tropicais, em árvores ou em rochas.

O Cacto rabo de rato é considerado quase ameaçado devido à contínua e crescente destruição de habitats de florestas onde a espécie é encontrada.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas.

A reprodução das estacas pode ser praticada durante todo o ano, com melhor resultado na primavera.

Cortar um caule longo e saudável com uma faca bem afiada em pedaços de cerca de 7- 10 centímetros, que primeiro foram deixadas para secar em um local seco e arejado.

As superfícies de corte das estacas devem ser tratadas com canela ou um fungicida em pó e depois plantadas em um vaso contendo um solo específico para os cactos a uma profundidade de 2 cm.

.

.