Cacto rabo de macaco – Hildewintera colademononis
.
O Cacto rabo de macaco, pertence a família cactaceae, nativo da Bolívia, perene, com ramos pendentes de até 1.20 metro de comprimento, com 2-7 cm de diâmetros e muito ornamental.
.
Descrição
Ramos verdes, revestidos com finos espinhos não agressivos, para a melhor absorção da umidade existente no ar ou captada através do orvalho. Aspecto esse que confirma a adaptação dessa planta em ambiente seco e desértico.
Flores de cor laranja em formato tubular, muito vistosa e de pouca duração. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores.
Frutos esféricos, avermelhados com sementes de coloração negra.
Em paisagismo é usado em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com o Cacto rabo de macaco
Clima: Tropical, Subtropical.
Não tolera geadas.
Cultivado a meia sombra ou luz filtrada, no entanto em regiões mais fria pode suportar o sol pleno.
Aprecia uma mistura para cacto, bem solta e drenável.
As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar antes de regar novamente. No inverno manter o solo bem seco, devido a esta planta precisar de um período de descanso para produzir flores em abundância.
Durante a primavera-verão, usar um fertilizante líquido rico em potássio, específico para cactos, seguindo a orientação do fabricante.
A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte. Suspender a adubação quando a planta estiver nos meses de dormência – nesse período, ela não tem atividade nenhuma.
.
Sobre o Cacto
Na Bolivia cresce percorrendo as encostas rochosas e íngremes onde se projetam acima da selva circundante.
Possui espinhos muito longos, brancos e macios, semelhantes a cabelos. O nome comum “rabo de macaco” refere-se à aparência das hastes peludas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, que tem fácil germinação e por estacas.
As estacas devem secar bem o corte antes de plantar, colocar para enraizar em solo solto e levemente úmido.
.
.