Cacto parafuso – Cereus peruvianus Tortuosus
.
O Cacto parafuso é um arbusto grande, pertence à família Angiospermae, nativo da América do Sul, perene, suculento, ereto, ramificado, espinescente, de 2-4 m de altura e 10-12 cm de diâmetro.
Acredita-se que esta forma é derivada da espécie típica por mutação genética, surgida no sudoeste do Paraná.
.
Descrição
Hastes verdes e retorcidas igual parafuso, de coloração geral verde-acinzentada. O número de sulcos por haste varia de 4-9 e as plantas podem ter uma ou muitas hastes.
O “cacto parafuso” se desenvolve naturalmente, na forma espiral. A espiral pode ser no sentido horário ou anti-horário, numa mesma planta. As razões para esta diversificação não são conhecidas.
Flores grandes, solitárias, de cor branca com lilás e se abrem à noite, são dispostas sobre pedúnculos espessos e distribuídas ao longo do terço apical das hastes. Surgem no final da primavera e verão.
A razão das flores abrirem à noite é para permitir que sejam fecundadas por insetos e pássaros noturnos.
Fruto grande e quando maduro tem a cor avermelhada, apresenta um grande número de sementes em seu interior.
Em paisagismo é usado em jardins como planta isolada ou em conjunto formando maciços ou renques. É indicado para cultivo em ambiente interno ou externo.
Quando cultivado em vasos, o porte da planta irá depender do espaço do vaso para o desenvolvimento das raízes e crescimento da planta.
.
Cuidados com o Cacto parafuso
Clima: Subtropical, Temperado.
É tolerante a geadas.
Cultivado a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica, arenoso e bem drenado. O encharcamento pode causar o apodrecimento das raízes.
A irrigação da planta em vasos deve ser feita uma vez por mês. Utilizar meio litro de água por vez. Na natureza não é necessário regar.
Para uma forma mais compacta, pode-se fazer podas.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas de ramos.
.
.
.
.