Cacto candelabro – Euphorbia ingens
.
O Cacto candelabro é um arbusto grande, pertence à família Euphorbiaceae, nativo da Africa do Sul, perene, suculento, espinhoso, ereto, ramificado, crescimento rápido, de 3-6 metros de altura, porém em seu habitat pode alcançar 12 metros.
Parece um cacto, mas o cacto-candelabro é na verdade uma suculenta.
.
Descrição
O tronco principal é robusto, com uma coroa maciça verde escuro ramificando-se em uma forma de candelabro. As hastes são ramificadas e sem folhas, têm quatro ou cinco sulcos verticais com pequenos espinhos.
Folhas muito reduzidas, dispostas ao longo dos vértices das hastes e inseridas ao lado de um espinho marrom-avermelhado.
Flores ocasionais, de cor amarelada, surgem em grande quantidade ao longo das margens, nas pontas das hastes.
A fruta é uma cápsula redonda com 3 lóbulos, que fica de vermelha a roxa quando amadurece.
É usado em jardins de inspiração desértica como planta isolada, ou em grupos formando maciços; em renques ao longo de cercas e muros; também em vasos.
.
Cuidados com o Cacto candelabro
Clima: Tropical, Subtropical, Árido, Semi-árido.
Resistente a seca, a estiagem e tolerante ao frio.
Cultivado sempre a pleno sol, em solo fértil, arenoso e muito bem drenável.
Deixar o solo secar completamente entre as regas. Não tolera encharcamentos, apodrecendo com facilidade nestas condições.
Plantas jovens podem ter espinhos emparelhados que convergem à medida que a planta cresce.
O Cacto candelabro pode ser mantido podado, isso irá torná-lo mais compacto, formando com o tempo uma densa touceira.
.
Sobre o Cacto
Cresce em terras secas e semi-savanas. Ele prefere as regiões quentes, pois podem sobreviver às longas secas. No Brasil a planta ocorre no Nordeste, onde é utilizado como cerca-viva.
.
Planta Tóxica
O látex leitoso da árvore é extremamente venenoso e pode causar cegueira, irritação severa na pele e envenenamento (quando ingerido) com humanos e animais.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes ou estacas-tronco. Usar luvas protetoras pesadas ao tirar os cortes da haste. Deixe as estacas secarem por cerca de duas a três semanas antes de plantá-las.
.
.
.