Byblis – Plantas Carnívoras
.
Byblis é um pequeno gênero botânico de plantas carnívoras, nativo da Austrália ocidental, é o único gênero da família Byblidaceae.
Todas as espécies do gênero apresentam crescimento ereto sustentado por um sistema radicular fibroso e fraco.
.
Descrição
As folhas de todas as espécies são redondas na seção transversal e altamente alongadas, afinando na extremidade. A superfície das folhas é densamente salpicada de pêlos glandulares que secretam uma substância mucilaginosa de sua ponta.
Junto com as glândulas mucilaginosas, as folhas também são equipadas com glândulas sésseis, que presumivelmente são responsáveis pela secreção dos sucos digestivos. As glândulas sésseis são cinco a dez vezes mais numerosas que as glândulas esféricas.
Inflorescências foliares não ramificadas, com apenas uma flor. Flores de cinco pétalas e são geralmente brancas ou roxas a violeta pálido. Surgem no início da primavera e duram até o final do verão.
Frutos são em forma de ovo, dividido em duas partes e quando maduros abrem-se, jogando a semente no solo. As sementes são pretas e geralmente redondas.
.
Gênero
O gênero pode ser dividido em dois grupos ou “complexos”: O complexo B. Liniflora e o complexo B. Gigantea.
Complexo Byblis liniflora – As quatro espécies deste complexo, B. Liniflora, B. Rorida, B. Filifolia e B. aquática, são plantas herbáceas anuais que atingem uma altura de 15-50 cm e um comprimento máximo de folha de 4-15 cm. Essas espécies crescem em apenas alguns meses, gerando sementes e morrendo.
Complexo de Byblis gigantea – As duas espécies restantes, B. Lamellata e B. gigantea, formam o que é conhecido como complexo B. Gigantea. Essas espécies perenes são endêmicas do sudoeste da Austrália e atingem alturas de 45-70 cm e as folhas podem atingir 20 cm de comprimento.
.
Cuidados com a Byblis
Clima: Tropical.
Cultivada a meia sombra.
Como muitas plantas carnívoras, as espécies de Byblis geralmente crescem em pântanos. o substrato ideal seria uma mistura de 2 partes de esfagno e 1 de areia.
Regas abundantes na primavera e verão, diminuindo no inverno, para que a planta possa entrar em repouso vegetativo. Gosta de muita úmidade, mas evitar de molhar as folhas, porque a água destrói sua mucilagem (gotinhas).
Plantas carnívoras não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras. Água destilada ou água pura da chuva é o melhor.
As raízes são muito frágeis, devido a isso, deve-se evitar o transplante da planta.
.
Tipo de armadilha
Os insetos são atraídos pelo brilho das gotículas nas pontas das folhas. Quando pousam, não conseguem mais voar, sendo digeridos pelas enzimas presentes nas folhas, parecidas com tentáculos.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, divisão de rizomas ou estacas de folhas.
A byblis cresce e floresce muito rápido, as sementes normalmente germinam facilmente.
.