BroméliasBromélias ..Folhagens

Bromélia Imperial – Alcantarea imperialis

Bromélia Imperial - Alcantarea imperialis

.

A Bromélia Imperial é uma herbácea, pertence à família Bromeliaceae, nativa do Brasil, perene, ereta, robusta, rupícola, acaule, de 1-1,5 metro de altura.

O gênero Alcantarea, possui aproximadamente 20 espécies.

.

Descrição

Folhas laminares, coriáceas, longas, glabras, com superfície cerosa, dispostas em roseta. Ocorrem variedades de folhagem vermelha, arroxeada e verde, além de tonalidades intermediárias dessas cores.

.

Inflorescência ereta, ramificada, terminal, que pode chegar a três metros e meio de altura. As flores são delicadas de cor amarela, com estames longos de cor branco-creme, com brácteas de cor avermelhada e são muito atrativas para polinizadores, especialmente os beija-flores.

As flores surgem na maturidade e podem durar até 12 meses.

É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre, porém, esse processo é lento. Quando a bromélia terminar de florescer, ela formará “filhotes” na base da planta que, quando forem grandes o suficiente, podem ser removidos e replantados.

Usada na decoração de jardins isolada ou em grupos formando maciços, tanto solitárias como fazendo composição com outras bromélias. Também pode ser cultivada em grandes vasos.

.

Variedades

Existem muitas variedades, incluindo:

Alcantarea imperialis Rubra – A parte de baixo das folhas é de um vermelho maravilhoso, coloque em canteiro elevado para apreciar o colorido da folhagem.

Alcantarea imperialis Purpurea – As folhas largas em forma de tiras são de um roxo profundo a castanho-avermelhado e assim permanecem durante todo o ano.

Alcantarea imperialis Peter Tristram – Esta linda planta é a maior desta espécie cultivada na Austrália, suas folhas largas em forma de tiras são verde-acinzentadas na parte superior com a cor marrom na parte inferior.

.

Cuidados com a Bromélia Imperial

Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Equatorial, Temperado.

Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra. O sol nas horas mais quentes do dia, pode causar queimadura nas folhas.

Cultivada em substrato leve, enriquecido com matéria orgânica e “bem” drenável.

Bromélias precisam de pouca água e as chuvas são suficiente, mas precisa de regas regulares em períodos mais secos. É necessário a rega por cima das folhas, a fim de garantir a existência de água entre as folhas.

Usar um adubo foliar para bromélias é de grande ajuda, o ideal é que seja feita a cada 15 dias, entretanto, deve-se usar apenas metade da dose recomendada pelo fabricante. É que as folhas dessas plantas, possuem uma permeabilidade incomum e absorvem os nutrientes de forma muito mais acentuada que em outros vegetais.

.

Sobre a Bromélia

De crescimento moderado, ela 8-20 anos, para atingir o porte adulto e florescer.

.

Bromélia Imperial - Alcantarea imperialis

A bromélia imperial pode reter, entre suas bainhas foliares, vários litros de água chegando até 30 litros.

Suas raízes são fortes, fibrosas e “não” se prestam somente para nutrição da planta, mas principalmente para sua forte fixação sobre o substrato. Essa característica permite que esta Bromélia se fixe em paredões rochosos verticais.

Alcantarea imperialis, está ameaçada de extinção de acordo com o Programa de Proteção das Espécies Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica Brasileira, da Fundação Biodiversitas, na categoria espécie em perigo de extinção. Muitas dessas plantas são extraídas ilegalmente de seus habitats.

.

Propagação

Multiplica-se por semente (comercialmente) e por separação das mudas laterais, quando estas atingem 2/3 do tamanho da planta mãe.

.

Bromélia Imperial - Alcantarea imperialisAlcantarea imperialis var. Rubra

.

Bromélia Imperial - Alcantarea imperialisAlcantarea imperialis var. Rubra.

 

Bromélia Imperial - Alcantarea imperialisAlcantarea imperialis Harms

.