ArbustosFlores

Brinco de Princesa – Fuchsia hybrida

Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

.

O Brinco de Princesa é uma herbácea escandente, pertence à família Onagraceae, nativo da América do Sul e Central, Nova Zelândia e Taiti, perene, de 1-2 metros de altura, de ramagem pendente e muito ornamental.

Fuchsias encontradas nos jardins atualmente, são híbridos obtidos através do cruzamento de diversas espécies e estima-se que existam hoje mais de 12.000 cultivares em uso, propagados por estacas, dado que as sementes não permitem propagar as mesmas características da planta original.

.

Descrição

Folhas grandes ou pequenas, variam dos tons escuros aos pálidos, inclusive do verde brilhante ao amarelo dourado, podem ser tanto de folha caduca como de folha perene, dependendo da espécie.

Flores pendentes, com pedúnculos longos que as fazem orientar para baixo, podem ser simples ou dobradas, combinando branco, rosa, roxo, lavanda-azul, violeta, coral, salmão-laranja, vermelho e escarlate. Surgem no verão-outono, ou, no caso das espécies tropicais, durante quase o ano todo e são muito visitadas por beija-flores.

O fruto é uma baga pequena, cilíndrica, com coloração escura quando madura. As sementes são pequenas e numerosas.

Usado em paisagismo, apoiados a grades e caramanchões e em vasos e jardineiras como planta pendente. Podem ser cultivados em interiores bem iluminados.

.

Cuidados com o Brinco de Princesa

Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo.

Apreciam o frio e se adaptam bem ao clima do Sul do país e das regiões de altitude da região Sudeste.

Prefere o sol peneirado, sob copa de árvores não muito densas. Em regiões mais frias, crescem até a pleno sol.

Cultivado em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso, drenável e irrigado periodicamente no verão.

Fertilizar no fim do inverno como adubo orgânico e farinha de osso. E durante a floração usar a cada dois meses usar um fertilizante líquido NPK 4-14-8 seguindo orientação do fabricante.

Remover flores secas e prevenir a produção de sementes que sugam a energia da planta.

As espécies fúcsia florescem e frutificam principalmente em madeira nova produzida na mesma estação de crescimento. Qualquer poda, portanto, é melhor executada no final do inverno ou início da primavera, cortando madeira velha para incentivar um novo crescimento vigoroso.

.

Propagação

Multiplica-se por estacas, preparadas no final da primavera ou começo do outono.

As estacas devem ter de 8-10 cm de comprimento, de ramos jovens. Cortar logo abaixo de um nó e eliminar as folhas inferiores.

Enterrar as estacas até a metade, numa mistura de partes iguais de terra vegetal e areia grossa, mantida úmida e coberta com plástico transparente.

O enraizamento costuma ocorrer em 3-4 semanas.

Quando a mudinha estiver com mais ou menos 10 cm, cortar a ponta da muda, para induzir o desenvolvimento de ramos laterais.

.Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

.

Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida.

.