Brinco de princesa da mata – Fuchsia regia
.
O Brinco de princesa da mata é um arbusto, pertence à família Onagraceae, nativo do Brasil, perene, lenhoso, escandente, ramificado, com 1,5-3 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas persistentes, simples, cartáceas, glabras, ovaladas, de margens denteadas, opostas sobre ramos longos e pendentes, de 4-9 cm de comprimento.
Flores axilares, pêndulas, com cálice tubular de cor vermelho arroxeada, envolvendo a corola roxo-violeta. Surgem na primavera-outono e são muito visitadas por beija-flores.
Fruto e uma baga roxo-escura quando madura, ornitocórica, glabra, oblonga ou globosa.
Em paisagismo é usado como planta isolada ou em conjuntos em meio a gramados, apoiada em grades, colunas e postes. Também usado em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com o Brinco de princesa da mata
Clima: Subtropical, Temperado.
Aprecia o frio e tolera geadas leves.
Cultivado a meia sombra ou luz difusa.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser moderadas.
No fim do inverno fertilizar com adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a floração usar a cada dois meses usar um fertilizante mineral NPK 4-14-8 seguindo orientação do fabricante.
Remover flores secas e prevenir a produção de sementes que sugam a energia da planta.
As espécies fúcsia florescem e frutificam principalmente em madeira nova produzida na mesma estação de crescimento. Qualquer poda, portanto, é melhor executada no final do inverno ou início da primavera, cortando madeira velha para incentivar um novo crescimento vigoroso.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e facilmente por estacas.
Semente – melhor semeada assim que estiver madura embora as sementes armazenadas também possam ser usadas. Semeie a semente em uma posição semi-sombreada em uma bandeja de sementes, pressionando suavemente a semente no composto e não permita que o composto seque.
A germinação deve ocorrer em menos de 6 semanas.
As mudas costumam ter sucesso a qualquer momento durante a primavera.
.
.