Bougainvillea – Bougainvillea glabra
.
Bougainvillea – Bougainvillea glabra é uma árvore, pertence a família das Nyctaginaceae, nativa do Sul do Brasil, perene, lenhosa e de até 20 metros de altura.
.
Descrição
Tronco tortuoso, canelado, casca castanho escuro, de 40-80 cm de diâmetro.
Muito ramificada, com espinhos na ramagem.
Folhas simples, membranáceas, de forma e tamanhos variáveis.
Flores pequenas, envolvidas por 3 brácteas, vistosas róseas ou quase liláses. Surgem quase o ano todo, mas é no verão que se cobre inteiramente de flores.
Em paisagismo é usada como planta isolada em meio à gramados, em conjunto formando maciços; também na arborização de parques e jardins.
Pode ser conduzida como trepadeira, apoiada em pérgolas, caramanchões e muros.
.
Cuidados com a Bougainvillea glabra
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Tolerante ao frio e geadas leves.
Cultivada a pleno sol.
Rústica não é muito exigente quanto ao tipo de solo, embora prefira o solo fértil, fofo, com pH levemente ácido de 6,0 a 6,5 e que não retenha água em excesso.
As regas devem ser frequentes quando recém plantada, porém, quando estabelecida as regas devem ser esparsas, a planta prefere uma boa rega profunda, em vez de pequenas regas frequentes.
No entanto, não permita que o solo fique completamente seco porque uma planta estressada pela água não florescerá. Regar a planta imediatamente se parecer murcha.
Floresce em abundância quando ocorre uma queda brusca na temperatura.
Adubar no fim do inverno ou início da primavera com adubo orgânico e na primavera-verão com adubo mineral NPK 04-14-08, seguindo orientação do fabricante.
Buganvílias não gostam de ter suas raízes perturbadas, evite mudar a planta de lugar.
Recomenda-se podas no fim do inverno. Como a Bougainvillea floresce no novo crescimento, pode-se fazer podas mais leves depois de cada ciclo de floração.
.
Sobre a Bougainvillea glabra
Devido ao rápido crescimento é útil para o plantio em áreas degradadas de preservação permanente destinados a recomposição da vegetação.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas, que devem medir 20 centímetros cortadas em diagonal numa profundidade 13-14 cm em local sombreado.
Seu crescimento e rápido atingindo facilmente 4-5 metros de altura aos 2 anos.
.
.
.
.