Boldo de jardim – Plectranthus barbatus
.
O Boldo de jardim – Plectranthus barbatus é um arbusto, pertence à família Lamiaceae, nativo da África tropical e Índia, perene, de crescimento rápido, possui hábito arredondado, de 1-2 metros de altura.
.
Descrição
Folhas aveludadas, simples, opostas, cruzadas, relativamente grandes, com margem serrilhada e nervuras perinérveas, ovaladas de ápice agudo e base atenuada, atingindo de 5-8 cm de comprimento, pecíolos com média de 2,5 cm.
Inflorescências do tipo racemo, com cerca de 25 cm de comprimento, com flores azuis e sem importância ornamental. Surgem na primavera-verão.
É raramente utilizado como planta ornamental, pela falta de atrativos, porém por seu porte arbustivo e pode ser usado como pano de fundo para dar volume ao jardim.
.
Cuidados com o Boldo de jardim
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Cultivado a meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e arenoso.
Usar adubo orgânico no início da primavera.
Pode ser podado em qualquer época do ano.
Rebrota com facilidade, inclusive pela raiz, tornando-se difícil a sua retirada do terreno, devido a isso é considerada por muitos como planta invasiva.
.
Uso na Medicina Popular
Plectranthus barbatus é muito utilizado na medicina popular e de considerável interesse comercial e científico.
Propriedades medicinais: antidispéptica, anti-reumática, broncodilatadora, calmante, cardioativa, carminativa, colagoga, colerética, estomáquica, hepática, hiposecretora gástrica, hipotensora e tônica.
Indicações: asma, bronquite, diarréia (extrato cru das folhas é antiviral), fadiga do fígado, distúrbios intestinais, hepatite, cólica e congestão do fígado, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia, ressaca alcoólica.
O Boldo de jardim é contra-indicado para gestantes e pessoas com úlceras/gastrite.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Propagação
Multiplica-se por facilmente por meio de estacas.
.
.
.
.