Boca de leão – Antirrhinum majus
.
Boca de leão – Antirrhinum majus é uma herbácea bienal, pertence à família Scrophulariaceae, nativa do Sul da Europa e Norte da África e de 60-70 cm de altura.
.
Descrição
Folhas da Boca de leão são lanceoladas e pequenas.
Inflorescências terminais, grandes com numerosas flores tubulares com dois lábios desiguais, cuja forma mediante pressão no tubo, deu origem ao nome popular. As flores são produzidas em diversas cores, desde o vermelho aveludado ao pink ou do amarelo ao branco. Surgem do inverno até a primavera em climas frios e do verão até primavera em climas mais quente.
Antirrhinum majus é a espécie pura.
A quantidade de cores, bem como o tamanho, deve-se as muitas variedades obtidas através de hibridação. Entre os híbridos, as mais conhecidas são as anãs, ″Royal Carpel″ e a ″Extra Early Dwarf″, com 20-30 cm de altura e são ótimas para forração. Mas a queridinha e a ″Soneet de 60-80 cm de altura, ideal para clima frio.
Usada na decoração de jardins, formando maciços em amplos espaços gramados, como bordaduras ao longo de caminhos, também em vasos e jardineiras.
Muito cultivadas como flor de corte.
.
Cuidados com a Boca de leão
Clima: Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico.
Aprecia climas frios.
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar a cada 30 dias, durante a florada com adubo líquido NPK 4-14-8, seguindo sempre a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
Planta de ciclo bienal, mas deve ser tratada como anual, pois perde a beleza com o tempo.
.
Propagação
Multiplica-se por semente que devem ser semeadas a partir de abril até junho no máximo.
Colocar as sementes para germinar em areia úmida (não cobrir as sementes) e deixar em local sombreado, com boa luminosidade.
A sementeira pode ser coberta com um vidro ou plástico transparente. Passados entre 8-12 dias, as mudas alcançarão de 3-5 centímetros, podendo ser transplantadas.
.
.
.