Bluebell – Hyacinthoides hispanica
.
Bluebell – Hyacinthoides hispanica é uma herbácea, pertence à família Asparagaceae, nativa da Espanha, Portugal e noroeste da África, perene, bulbosa, de 20-40 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas lineares a oblongo-lanceoladas, eretas, brilhantes, verdes, formando rapidamente um grande grupo.
Inflorescências em hastes pendentes, acima da folhagem, contendo normalmente 12-15 flores. As flores são em forma de sino nas cores azul-lavanda, azul-violeta, rosa ou branco. Surgem na primavera.
Usada na decoração de jardins, formando maciços; como bordaduras de canteiros; ao longo de caminhos; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com o Bluebell
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.
Cultivada a pleno sol, meia sombra ou sombra filtrada das árvores. O sol direto nas horas mais quente do dia, podem deixar a Bluebell desbotada.
Prefere solos arenosos, férteis, rico em matéria orgânica e bem drenados.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido
Bulbo ovóide a globoso com escamas aderentes, renovando-se completamente a cada ano.
Fertilizar a cada 30 dias, durante a florada com adubo líquido NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Adubar de preferência de manhãzinha ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
.
Sobre o Hyacinthoides
Plantas desta espécie (jacintos espanhóis) hibridizam com plantas de Hyancinthoides non-scripta (jacintos ingleses), se plantadas próximas umas das outras, resultando em diferentes formas que aparecem através de auto-semeadura.
Considerada uma espécie invasora não nativa, na República da Irlanda.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por bulbos no outono.
.
.