Gênero Billbergia – Bromélias
.
Billbergia é um gênero botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae. Bromélias desse gênero são nativas da América do Sul e Central.
Existem atualmente 64 espécies de Bilbergia. Com dois subgêneros, Billbergia e Helicodea, que apresentam distinções morfológicas bem definidas.
.
Gênero Billbergia
O gênero Billbergia possui folhas em forma de roseta. A roseta pode ser tubular, com folhas suberetas ou infundibuliforme, com folhas arqueadas.
Folhas geralmente cartáceas ou mais raramente subcoriáceas ou coriáceas, tendo nas bordas espinhos fortes, sempre com faixas de cor cinza-prata e, em alguns casos, também manchadas ou pintadas de vermelho e branco.
Inflorescência em espiga ou espiga dupla, com brácteas do escapo elípticas, oblongas, lineares, triangulares ou lanceoladas, com ápice geralmente agudo, podem ser rosa-choque ou vermelhas, com flores pequenas e tubulares.
É uma planta monocárpica, floresce uma vez na vida e depois morre, porém, esse processo é lento. Quando a bromélia termina de florescer, ela forma “filhotes” na base da planta que, quando estiverem grandes o suficiente, podem ser removidos e replantados.
.
Cuidados com as Billbergias
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Billbergias crescem em luz filtrada e brilhante, como a sombra peneirada de uma árvore.
Aprecia um substrato bem leve e arejado, podendo ser areia grossa, cascas de pinus bem lavada, húmus de minhoca ou folhas decompostas ou uma mistura de partes iguais de areia grossa e musgo seco.
Regar apenas quando o solo estiver seco. O copo deve estar sempre com água, preferencialmente da chuva.
Usar um fertilizante líquido, próprio para bromélias a cada três regas.
.
Planta Epífita
Epífitas, são espécimes com sistemas radiculares muito rasos que servem ao propósito de ancorar a planta a uma árvore ou outra superfície porosa. Elas colhem alimento do ar e da água da chuva, que se acumula em uma cavidade central nas folhas das plantas.
No entanto podem ser cultivadas no solo em condições controladas, como um jardim, desde que sejam mantidos em um meio de cultivo muito arejado, como casca de pinheiro, que permite que o sistema radicular respire.
.
Propagação
Multiplica-se por semente (comercialmente) e por separação das mudas laterais, quando estas atingem 2/3 do tamanho da planta mãe.
.
.
.