Begônia prateada – Begonia venosa
.
A Begônia prateada – Begonia venosa é uma herbácea, pertence à família Begoniaceae, nativa do Brasil, perene, de até 1 metro de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Hastes eretas, espessas, pouco ramificadas, revestidas por estipulas celulosicas semelhantes a papel.
Folhas carnosas, concavas, com margens onduladas, revestidas em ambas faces por finos pêlos brancos.
Inflorescências terminais ou axilares, com pedúnculo longo que as dispõem bem acima da folhagem, revestidas por pilosidade macia, com flores brancas, masculinas ou femininas, aromáticas. Surgem na primavera-verão e atraem abelhas e borboletas.
É usada em jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas; também usada em vasos, tanto em ambientes internos como externos.
.
Cuidados com a Begônia prateada
Clima: Subtropical.
Temperatura de 10-20° C durante o ano todo, não gosta de mudanças bruscas de temperatura, o que pode causar a queda das folhas.
Cultivada a meia sombra, luz filtrada ou iluminação intensa.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, arenoso, bem drenado com regas moderadas e pH do solo neutro a ligeiramente ácido.
Quando necessário o replantio deve ser feito na primavera.
As plantas jovens precisam de fósforo extra para incentivar o bom desenvolvimento radicular. Na primavera-verão, usar um fertilizante rico em fósforo (P) da formula NPK, aplicar no solo seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Desejando uma planta mais compacta, podar as hastes verticais.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão da planta, através de estaquia da ramagem, em local protegido, evitando excesso de umidade.
.
.