Begônia cerosa – Begonia semperflorens
.
A Begônia cerosa é uma herbácea, pertence a família Begoniaceae, nativa do Brasil, perene, ereta, suculenta, de 15-20 cm de altura e muito ornamental.
Atualmente possui grande variedade de híbridos sob o nome de B.semperflorens.
.
Descrição
Folhas espessas, avermelhadas na espécie típica.
Inflorescências reunidas em racemos curtos, com flores delicadas, nas cores rosa, branca e vermelha. Surgem durante o ano todo.
É cultivada em jardins formando maciços em meio a gramados, como bordadura ao longo de caminhos, pode ser cultivada em vasos e jardineiras, tanto solitárias como fazendo composição com outras plantas.
.
Cuidados com Begônia cerosa
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
A temperatura ideal é próxima a 25 °C. Não gosta de calor extremo, nem de aridez.
Aprecia sol direto, mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã ( pelo menos 6 horas de luz solar por dia).
Solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. O solo encharcado tende a permitir o desenvolvimento de fungos que acabam por apodrecer a planta.
Quando a Begônia cresce, forma uma moita muito fechada, o que torna o acesso ao solo difícil. Então ao preparar o solo, usar adubos de ação prolongada, como esterco de boi ou composto orgânico e farinha de osso, pois liberam nutrientes conforme a necessidade da planta. Depois é só usar na primavera-verão, um fertilizante para flores, seguindo a orientação do fabricante.
Apesar de ser perene, com a idade perde a beleza e os canteiros devem ser renovados com novo plantio de mudas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, folhas, estacas e ponteiros.
.
.
.
.
.