Begônia – Begonia rex
.
A Begônia – Begonia rex é uma herbácea, pertence a família Begoniaceae, nativa de Assam na Índia, perene, acaule, rizomatosa e de 20-30 cm de altura.
.
Descrição
Folhas com pecíolos suculentos e pilosos, dotadas de notável variação de colorido, apresentando tons róseo, vermelho, acobreado, branco, roxo claro e escuro, cinza prateado além do verde.
Inflorescências eretas com flores cor-de-rosa, de importância secundária como ornamentais.
É uma planta adequada para áreas de sombra com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas. Sua atração principal são as folhas.
É cultivada em vasos, jardineiras e sob copas de árvores.
.
Cuidados com a Begonia rex
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável. Uma boa mistura é: uma parte de terra comum de jardim, uma de areia, uma de esterco de curral bem curtido e uma de composto orgânico.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Solo encharcado causa o apodrecimento da raiz.
Quando a Begônia cresce, forma uma moita muito fechada, o que torna o acesso ao solo difícil. Então ao preparar o solo, usar adubos de ação prolongada, como esterco de boi ou composto orgânico, pois liberam nutrientes conforme a necessidade da planta. Depois é só usar na primavera-verão, um fertilizante para folhagem, seguindo a orientação do fabricante.
Fazer podas de limpeza removendo folhas secas.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão da planta bem como por enraizamento da própria folha.
.
.
.