Bambu Preto Tropical – Gigantochloa atroviolacea
.
O Bambu Preto Tropical – Gigantochloa atroviolacea, pertence à família poaceae, nativo da Indonésia, perene, de crescimento lento, de até 12 metros de altura.
.
Descrição
Bambu Preto tem uma forma vertical a ligeiramente inclinada com folhas verdes escuras pendentes.
Os entrenós do colmo são de paredes bastante espessas (5-8 mm) e em média 30-50 cm de comprimento. Os colmos são verde-escuros quando jovens e tornam-se preto-púrpura fosco quando maduros com nós esbranquiçados.
As folhas são lanceoladas de cor verde-escuras.
Inflorescências sem importância ornamental.
.
Cuidados com o Bambu Preto Tropical
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol.
Aprecia solos argilosos e bem drenável.
Pouco exigente em relação a umidade, pode crescer em áreas secas. Em áreas secas a cor arroxeada dos colmos é mais proeminente.
As plantas jovens precisam de fósforo extra para estimular o bom desenvolvimento das raízes. Usar um fertilizante NPK que tenha fósforo (P), um numero maior. Aplique a quantidade recomendada para a planta de acordo com as instruções do fabricante, no momento do plantio ou pelo menos durante a primeira estação de crescimento.
O crescimento deste bambu é um pouco lento em comparação com a maioria dos outros bambus, mas ainda pode crescer completamente em 3-4 anos se bem estabelecido. Recomenda-se colher apenas na estação seca.
O bambu preto envia seus novos brotos verdes e dentro de 6-9 meses eles passam para preto. A madeira permanece preta mesmo depois de colhida, tornando-a popular para móveis, instrumentos musicais e outros trabalhos artesanais.
Eventualmente, os colmos pretos desaparecerão para um branco/cinza à medida que morrem. Remova esses colmos desbotados da moita para manter a aparência e incentivar novos brotos.
O tamanho natural da plantação é de 2m, no entanto, pode ser plantada em canteiros estreitos ou mantidos menores até um mínimo de 1 metro.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas de rizoma ou colmo.
.
.
.