Azaléia – Rhododendron simsii
.
Azaléia – Rhododendron simsii é um arbusto, pertence à família Ericaceae, nativa da China e Japão, perene, lenhosa, ereto e de 1-2 metros de altura.
.
Descrição
Folhas pequenas e elípticas, cobertas por uma fina penugem e podem ser perenes ou semi perenes.
Flores relativamente grandes e pedicelo curto, nas cores brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas e podem ser simples ou dobradas. Surgem no outono-inverno.
Azaléia é encontrada em diversas variedades, graças às modificações genéticas.
Em paisagismo é usada em jardins como planta isolada em meio a gramados; em conjunto formando maciços; cercas vivas podadas ou não; margeando caminhos, muros e cercas; também muito cultivadas em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Azaléia
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica enriquecido com farinha de osso, com pH em torno de 4,5-6 e bem drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Floradas pouco exuberantes ou brotos que não crescem é sinal que falta nutrientes.
Azaléia prefere adubo orgânico, para garantir maiores floradas, adubar duas vezes ao ano, uma no fim do inverno e a outra no fim do verão com farinha de osso e composto orgânico.
Podar cerca de 20-30 cm de cada ramo após a florada. Isso causará o dobro de flores na próxima florada.
.
Dicas
Se o solo não for ácido suficiente, incorpore a ele sulfato de ferro ou de alumínio. Numa área de um metro quadrado, aplicar 150 gramas, isso reduz o índice de pH em um ponto.
Uma dica e enterrar um pedaço de bombril próximo a muda. Isso favorece acidificação do solo.
Azaléias costumam florescer depois de um choque térmico, um truque é colocar gelo sobre a terra em volta da planta ou fazer regas com água gelada por uns três ou quatro dias seguidos.
.
Planta Tóxica
São levemente tóxicas quando ingeridas por animais e podem causar dores abdominais e problemas cardiovasculares.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas-ponteiro, plantadas sob proteção de estruturas, de preferência de outubro a novembro, quando os ramos estão passando do estágio, herbário para o lenhoso.
.
.
.
.
.
.